ASSINE
search button

Sobe para 15 número de mortos em ataques durante eleição na Nigéria

Compartilhar

Homens armados mataram pelo menos 15 pessoas, incluindo um político da oposição, perto de seções eleitorais no nordeste da Nigéria neste sábado. As autoridades informaram que os atentados foram realizados pelo grupo Boko Haram.

Entre os mortos está um candidato de oposição, que foi assassinado em Gombe.

Os militantes do Boko Haram querem criar um califado islâmico na Nigéria e rejeitam a democracia. O líder Abubakar Shekau ameaçou matar os nigerianos que saiam para votar.

Além disso, o grupo terrorista teria decapitado 23 pessoas com serras-elétricas para mostrar seu poder durante as eleições, informou a agência de notícias alemã DPA.

Quase 60 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições presidenciais deste sábado (28) e precisam escolher entre o atual presidente, Goodluck Jonathan, e o opositor, o ex-general Muhammadu Buhari.

Para evitar as denúncias de fraudes, como ocorreu no último pleito, foram distribuídas diversas cédulas biométricas e leitoras de documentos nas seções eleitorais. Porém, em entrevista à CNN, o porta-voz da Comissão Eleitoral, Nick Dazeng, afirmou que algumas delas apresentaram problemas técnicos e a votação deverá ser realizada neste domingo (29) em várias seções.