ASSINE
search button

Greve paralisa serviços públicos na Grécia nesta sexta-feira

Compartilhar

Os transportes públicos gregos estão parados nesta sexta-feira (6) por conta de uma greve em protesto contra as condições impostas ao governo pelos credores internacionais na negociação da dívida do país.

Em debate, estão a reforma das pensões e o aumento dos impostos sobre os salários, condições dos credores - União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - para liberarem as parcelas dos empréstimos internacionais. Em Atenas, nenhum transporte público funciona nesta sexta. Os trabalhadores do metrô e ônibus vão prolongar a greve até domingo.

Os táxis, cujo sindicato não acompanhou a greve, são o único meio de transporte na capital da Grécia.Nenhum ônibus circula esta manhã em todo o país e os barcos que fazem a ligação entre a Grécia continental e as ilhas permanecem nos cais. O poderoso sindicato dos transportes marítimos anunciou uma greve de 4 dias.

O Sindicato dos Controladores Aéreos não aderiu à paralisação e o tráfego de aviões não foi afetado. Também o setor público funciona esta manhã parcialmente. Rádios e cadeias públicas e privadas de televisão, em sua maioria, não apresentaram noticiários, porque o Sindicato dos Jornalistas aderiu à greve.

Os projetos de lei impõem a redução das pensões mais elevadas, a fusão das múltiplas caixas de previdência e o aumento das contribuições e taxas para salários médios e altos. Estão previstas manifestações em Atenas e em outras cidades gregas neste fim de semana.