ASSINE
search button

Barcelona: homem que teve documento encontrado em furgão alega que foi roubado

Driss Oukabir Soprano se apresentou após Polícia divulgar foto

Compartilhar

Um homem identificado como Driss Oukabir Soprano se apresentou nesta quinta-feira (17) a uma delegacia de Ripoll, a 100 quilômetros de Barcelona, denunciando o roubo de seus documentos.

Algumas horas antes, a Polícia da Catalunha havia divulgado a foto de um indivíduo com esse mesmo nome como sendo um dos suspeitos do atentado na capital da comunidade autônoma.

Os documentos foram encontrados em um dos furgões alugados pelos terroristas para cometer o ataque, que estava em Vic, a 70 quilômetros de Barcelona. Inicialmente, a Polícia afirmou que Soprano havia alugado o veículo e estava envolvido no ato.

Em entrevista ao jornal catalão "La Vanguardia", o prefeito de Ripoll, Jordi Munell, disse que o homem que se apresentou na delegacia vira sua foto na imprensa e decidira ir às autoridades para desfazer o mal entendido.

Munell acrescentou ainda que Soprano é uma pessoa bastante conhecida em sua cidade. No entanto, a Polícia da Catalunha tenta esclarecer por que o homem não denunciou o roubo antes e suspeita que o documento tenha sido pego por seu irmão, Moussa Oukabir, de 18 anos, que mora em Barcelona.

Soprano tem nacionalidade francesa, mas mora no município de Ripoll. Em seu perfil no Facebook, apagado pouco depois da divulgação da foto, não havia nenhuma referência ao jihadismo ou ao Estado Islâmico (EI), que reivindicou a autoria do atentado.