ASSINE
search button

Polícia prende suspeito de atentado terrorista em Barcelona

Estado Islâmico reivindicou autoria do ataque

Compartilhar

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado que matou ao menos 13 pessoas e deixou mais de 100 feridos em Barcelona, na Espanha. Uma van branca atropelou dezenas de pessoas no calçadão de Las Ramblas, no centro de Barcelona, nesta quinta-feira (17). A polícia da cidade afirmou que o atropelamento foi um atentado terrorista. O balanço de vítimas ainda não é oficial, mas fontes da polícia catalã e a mídia espanhola falam em ao menos 13 mortos e 100 feridos.

Após simpatizantes do grupo terem comemorado o ataque nas redes sociais, o EI usou sua agência oficial de propaganda, a "Amaq", para assumir a responsabilidade pela ação na capital da Catalunha. A reivindicação foi reproduzida no Twitter pelo SITE Intelligence Group, portal que monitora a atividade de extremistas na internet. Segundo a reivindicação, os autores do atentado são "soldados do Estado Islâmico".

>> Estado Islâmico reivindica atentado em Barcelona

A Polícia prendeu Driss Oukabir, o homem que alugou uma das vans usadas no atentado desta quinta em Barcelona. Ele foi detido em Manlleu, a 80 quilômetros da capital catalã, segundo o jornal local El Periódico. O diário afirma que o suspeito já tinha passagens pela Polícia e que cumprido pena na penitenciária de Figueres, tendo sido libertado em 2012.

>> Homem diz ter sido confundido com terrorista de Barcelona

Oukabir teria fugido na segunda van alugada pelos terroristas, a qual foi encontrada em Vic, que fica nos arredores de Manlleu. É provável que ele tenha abandonado o veículo e seguido sua fuga a pé, até ser capturado. 

Um dos autores do atentado morreu em um tiroteio com a Polícia em Sant Just Desvern, a cerca de 10 quilômetros da capital catalã. A informação é do jornal La Vanguardia, cuja sede fica em Barcelona. Ainda não se sabe sua identidade. 

O local é turístico, com várias lojas e quiosques comerciais. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela polícia, o motorista da van fugiu e um outro homem armado teria participado do atentado.

As estações de metrô perto de Las Ramblas foram fechadas por motivo de segurança após o atentado.

O suspeito de ser o motorista da van estaria entrincheirado em um restaurante turco de Las Ramblas, informou a emissora TV3. Testemunhas falam em reféns.

>> Há duas semanas, simpatizantes do EI pediram ataques na Espanha

>> Simpatizantes do EI celebram na web atentado em Barcelona 

>> Premier da Itália lamenta atentado em Barcelona

>> Após atentado terrorista, Barcelona fecha estações de metrô

>> Polícia busca 2 suspeitos por atentado em Barcelona

Cerca de 600 pessoas estariam presas em vários restaurantes de Barcelona, de acordo com o jornal "The Guardian". Elas estariam bloqueadas porque a polícia fechou todas as vias de acesso à zona de Las Ramblas.

A imprensa espanhola especula que um terceiro suspeito poderia estar envolvido no atentado em Barcelona, porque uma segunda van tinha sido alugada para facilitar a fuga da dupla que cometeu o ataque.

Motorista teria feito "zigue-zague"

Fontes policiais informaram que o motorista da van jogou o veículo em "zigue-zague" pela calçada para atingiu o maior número de pedestres.

O atentado ocorreu por volta das 17h locais (12h no horário de Brasília). A região estava lotada de espanhóis e turistas no momento. A van percorreu cerca de 600 metros, da Praça Catalunha à Rambla de Canaletes, onde bateu em um quiosque.

O motorista está foragido. Um segundo suspeito estaria na região, armado. A polícia busca os dois homens e acredita que o motorista usava uma camiseta branca e calças azuis. Ele teria em torno de 1,70m de altura. Dentro da van, foi encontrado um passaporte espanhol. 

Com Agência Ansa