ASSINE
search button

Líder tcheco lidera 1° turno, mas terá de enfrentar candidato anti-russo no fim do mês

Eleitores vão às urnas hoje, pelo segundo dia

Compartilhar

O presidente tcheco Milos Zeman terá de encarar o segundo turno, pois ele não conseguiu votos suficientes para vencer, apesar de liderar a primeira rodada das eleições, informou a mídia local neste sábado (13).

>> Presidente tcheco aparece com vantagem em eleições locais

Depois que os dados de 95% das assembleias de voto foram processados, Zeman garantiu 39,1% dos votos, enquanto o seu principal rival, Jiri Drahos, ex-diretor da Academia das Ciências, ficou em segundo lugar com 26,3%, disse o canal de televisão nacional tcheco.

A primeira rodada da eleição ocorreu na sexta-feira e no sábado. De acordo com o Escritório de Estatística tcheco, a participação na votação foi de cerca de 60%. O segundo turno da eleição será realizado de 26 de janeiro a 27 de janeiro.

Zeman promove a cooperação com a China e a Rússia e é contra a aceitação dos refugiados dos países muçulmanos. Drahos, entretanto, argumenta que Praga deve se concentrar na direção euro-atlântica em sua política externa, apelando à manutenção de sanções anti-russas e querendo distanciar-se de uma parceria muito próxima com a China.

>> Sputnik