ASSINE
search button

Morre o príncipe Henrik, da Dinamarca

Aos 83 anos, príncipe não será enterrado ao lado da esposa

Compartilhar

O príncipe consorte Henrik, marido da rainha Margrethe II, morreu na noite desta terça-feira (13), aos 83 anos, no castelo de Fredensborg, na Dinamarca. A causa de sua morte teria sido após uma infecção respiratória, segundo fontes locais.

Henrik, que não ganhou o título de rei e frequentemente aparentava desgosto por isso, vai quebrar uma tradição de mais de 450 anos: ele não será sepultado ao lado de sua mulher.

Em agosto do ano passado, em um anúncio polêmico, Henrik disse que não gostaria de ser sepultado ao lado da rainha, pois não se considerava igual à sua esposa. De origem francesa, o príncipe foi obrigado a interromper as suas férias em janeiro, no Egito, para voltar a Copenhague devido à infecção respiratória Depois de se submeter a vários exames, recebeu o diagnóstico em que dizia estar com um tumor benigno em seu pulmão esquerdo.

Ele já havia se retirado em 2016 do serviço público e apresentava sinais de demência nos últimos meses. Nascido em Talence, foi batizado com o nome Henri Marie Jean Andre de Laborde de Monpezat. Estudou Direito e Ciência Política na Universidade de Sorbonne, em Paris. No ano de 1963, depois de ter servido o Exército na Guerra da Argélia, trabalhou na embaixada francesa.