ASSINE
search button

Aliada de líder polonês chama Lei do Holocausto de 'idiota'

Conselheira disse que projeto polêmico deve ser alterado

Compartilhar

Uma conselheira do presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse que a chamada "Lei do Holocausto", que proíbe que qualquer pessoa associe o país a crimes nazistas, é "idiota" e, como tal, deve ser alterada.

Zofia Romaszewska, de 78 anos e conselheira para assuntos sociais de Duda, falou sobre o projeto, sancionado em 6 de fevereiro, a uma emissora estatal. Apesar de já estar em vigor, a norma ainda passará pela verificação da Corte Constitucional.

Para o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, há possibilidade de alterações. "Se a Corte Constitucional estabelecer que a mudança é necessária, partes da nova norma poderiam ser formuladas de maneira mais precisa", disse ele a uma rádio local.

A Lei do Holocausto indica que a Polônia não pode ser indicada como "cúmplice" ou "coautora" dos crimes nazistas cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Quem não respeitar a diretriz poderá ser punido com até três anos de cadeia, além de pagar uma multa.

O maior campo de concentração nazista, Auschwitz, fica no sul do país, assim como diversas outras estruturas de tortura subordinadas a Adolf Hitler.