ASSINE
search button

Trump demite Rex Tillerson e diretor da CIA será novo secretário de Estado

Compartilhar

O presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira ( 13) a saída do atual secretário de Estado, Rex Tillerson, que será substituído pelo atual chefe da CIA, Mike Pompeo.

"Mike Pompeo, diretor da CIA, será o novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico!", anunciou Trump no Twitter. "Agradeço a Rex Tillerson por seu serviço!", acrescentou.

Trump também anunciou Gina Haspel como chefe da Agência Central de Inteligência, a CIA, a primeira mulher a ocupar este posto.

>> Moscou ironiza a demissão de Tillerson: "Ninguém acusou até o momento a Rússia?"

Segundo um alto funcionário americano, Trump decidiu fazer mudanças em sua equipe antes das negociações com a Coreia do Norte. Essa reunião entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong UN ainda não tem lugar ou data confirmadas.

"Não estávamos pensando do mesmo jeito", diz Trump

Trump apontou divergências com Rex Tillerson, em particular sobre o acordo nuclear com o Irã, ao comentar sua decisão de substituí-lo pelo diretor da CIA, Mike Pompeo.

"Rex e eu (...) nos damos muito bem, mas divergimos em coisas", disse Trump aos jornalistas. "O acordo com o Irã achei que era terrível, ele achou que estava bem. Eu queria rompê-lo, ou fazer algo, ele sentia um pouco diferente. Então, realmente, não estávamos pensando do mesmo jeito", completou.

Trump disse ainda que foi ele quem tomou a decisão de alterar a equipe. Tillerson "será muito mais feliz agora", comentou o presidente, antes de embarcar para uma viagem a San Diego, onde inspecionará um protótipo do muro que ele pretende construir na fronteira com o México. 

Trump disse aos repórteres que estava "feliz" com a notícia de que o Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes concluiu que não houve conluio entre sua campanha e a Rússia para influir nas últimas eleições presidenciais. O comitê divulgará hoje uma proposta de relatório dos republicanos da Câmara que descarta conluio entre Moscou e a campanha de Trump, embora fale em algumas reuniões "inapropriadas" entre as partes à época.

O presidente também elogiou Larry Kudlow, "um amigo de longa data". Segundo Trump, Kudlow "tem muito boa chance" de se tornar como o principal assessor econômico da presidência americana.

Com AFP e Estadão Conteúdo