ASSINE
search button

Papa pede ajuda internacional para os migrantes

Compartilhar

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira o compromisso da comunidade internacional para ajudar os migrantes e dar uma resposta digna a este desafio humanitário.

"Para enfrentar e dar uma resposta ao fenômeno da migração atual, é necessária a ajuda de toda a comunidade internacional, já que tem uma dimensão transnacional, que supera as possibilidades e os meios de muitos estados", afirmou o pontífice em uma mensagem aos participantes de um painel conjunto do Vaticano e do México sobre as migrações internacionais.

"Esta cooperação internacional é importante em toda as etapas da migração, do país de origem até o destino, como também facilitando o regresso e o trânsito", enfatizou.

"Em cada um desses passos, o migrante é vulnerável, se sente sozinho e isolado. Tomar consciência disso é de importância capital se quisermos dar uma resposta concreta e digna a este desafio humanitário", acrescentou o papa.

O papa destacou ainda que "é preciso uma mudança de mentalidade: deixar de considerar o outro como uma ameaça a nossa comodidade para valorizá-lo como alguém que, com sua experiência de vida e seus valores, pode proporcionar muito e contribuir para a riqueza de nossa sociedade".

O papa recebeu nesta quinta no Vaticano o cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera, arcebispo de Valência, cidade que deve receber nos próximos dias o barco humanitário "Aquarius" e dois navios italianos com 629 migrantes a bordo, depois que Malta e Itália negaram que atracassem em seus respectivos litorais.

cm/ob/mra/me/mb/cn