Internacional

Londres apresenta oficialmente plano sobre futura relação com UE

Agência AFP

O ministro britânico para o Brexit, Dominic Raab, apresentou nesta quarta-feira o esperado "livro branco" sobre as futuras relações com a União Europeia, tema que provocou demissões no governo de Theresa May.

Em um prólogo ao documento, que prevê propor a Bruxelas a criação de uma área de livre comércio para bens, May diz que a obtenção do acordo "requer pragmatismo e compromisso de ambas as partes".

Após a apresentação, May assegurou que suas propostas para o Brexit "respondem ao voto dos britânicos", em uma reação às dúvidas expressadas pelo presidente americano Donald Trump.

"O que estamos fazendo é responder ao voto do povo britânico, é o que nossas propostas estão fazendo", afirmou May que participa em uma cúpula da Otan, em Bruxelas.

Um pouco antes, Trump afirmou, antes de partir rumo a uma visita de quatro dias ao Reino Unido, que duvidava que a proposta de May para o Brexit fosse a mesma votada pelos britânicos.

"Não sei se votaram nisso. As pessoas votaram apra se separar (da União Europeia), por isso imagino que é isso o que farão, mas talvez tomem um caminho diferente", comentou Trump em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

dt-apz-al/zm/cn