ASSINE
search button

Medidas de Trump aumentam procura de brasileiros pelo Canadá

Compartilhar

Durante a sua primeira semana de governo, Donald Trump tomou medidas drásticas no que diz respeito às mudanças na política migratória. O novo presidente americano vem dificultando – e muito – a entrada de imigrantes do país, muito por conta da questão dos refugiados e do tráfico de drogas na Américas Latina. Por conta disso, o Canadá, país que vem sendo consecutivamente escolhido como destino preferido para conhecer e morar, vem crescendo ainda mais aos olhos daqueles que querem escolher um novo lar.

As ações de Trump contrastam com as de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, que anunciou que o país receberá 40 mil refugiados sírios desde que assumiu o cargo, no fim de 2015. Segundo o departamento canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC) 92,4 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente no Canadá entre janeiro e setembro de 2016, e quase 90% dessas solicitações foram aprovadas. O número é 10% maior do que no ano anterior e sobe pelo terceiro ano seguido. Hoje, brasileiros são a quarta nacionalidade com mais pedidos de residência temporária no Canadá.

A empresa de consultoria de vistos para o Canadá, Immi Canadá, fechou, somente em 2016, mais de 650 contratos – ou seja, pessoas realizando algum tipo de procedimento com a unidade da Immi Canada no Rio de Janeiro. A procura, segundo a CEO da empresa, Celina Hui, vem aumentando desde a eleição de Trump: “Durante a campanha, Trump tinha sido bem enfático com relação às políticas migratórias. Com os resultados das urnas, alguns sites chegaram até a sair do ar com o aumento da procura”, lembra a fundadora, que desde 2012, auxilia nos processos de imigração canadenses. Ela acredita que este número possa dobrar em 2017.

O que atrai no Canadá, além da qualidade dos seus serviços públicos gerais (educação, segurança e saúde), é a boa receptividade em relação a imigrantes, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. “Quem está pesquisando sobre a possibilidade de morar em outro país, é preciso muita cautela e pesquisa”, lembra Celina. Por isso, muitos estão redobrando a atenção em relação aos Estados Unidos e decidiram pelo Canadá. 

As chances de imigração para o país variam de caso para caso, mas têm mais chance aqueles que procuram se especializar. Segundo a empresa 3RA, especializada em intercâmbios no país, muitos procuram a agência como um trampolim para eventualmente conseguir a residência permanente.

Com a abertura e a facilidade em termos de carreira profissional, o Canadá é uma ótima opção para quem quer uma vivência e estudo internacional.