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Capacitação  e empreendedorismo confirmam solidez do mercado de beleza

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A Estética in SP, que acontece de 01 a 03 de abril, no Palácio de Convenções Anhembi, comprova que o setor de beleza, tradicionalmente um dos segmentos mais fortes da economia, continua firme, isso frente ao grande número de lançamentos de alta tecnologia de seus expositores e inúmeros cases de sucesso.

Empreender e oferecer beleza é o carro-chefe da feira que, paralela a dois congressos internacionais e um simpósio, vai disponibilizar mais de 60 workshops gratuitos com o objetivo de capacitar ainda mais os profissionais do setor.

Dados de Mercado

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o momento é de inovação. Com ou sem crise, o setor de beleza e estética no Brasil mostra que esse mercado passou por 2016 sem grandes danos, apenas 3,7% das empresas apresentaram falência, comparado aos 24,9% de outros ramos, fato importante e que mostra a robustez incomparável do segmento. O Brasil continua entre os primeiros no mercado de consumidores de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no mundo, e segundo o Euromonitor,  com a fixação de taxas cada vez maiores até pelo menos 2020.

De acordo com um estudo realizado pelo SPC Brasil, em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez gastos com sua imagem e autoestima, comportamento que favorece a “Indústria da Beleza”, que voltou a crescer ano passado e permanece com grandes investimentos em lançamentos.

O empreendedorismo integra intimamente o mercado nacional de estética. Exemplo disso é o crescimento de salões/clínicas de beleza, como novo negócio. Segundo dados oficiais do SEBRAE, existem mais de 600 mil salões instalados em território nacional, gerando 36 bilhões em remuneração ao longo da cadeia. Não é à toa que mais de 2 mil congressistas já foram inscritos nos congressos internacionais da Estética in SP, mais um recorde de público do evento.

Cases de crescimento e empreeendedorismo

Segundo Cristiano Paganin, CEO da empresa de Tonederm, expositor da feira, a expectativa é de gerar neste primeiro semestre um crescimento de 15%, com a venda de equipamentos e serviços para os profissionais da área. “Quando há restrições econômicas a auto- estima das pessoas fica abalada e a busca por serviços e produtos de beleza aumenta. E os profissionais, além de se atualizarem com novos cursos, buscam estar em dia com as novidades tecnológicas”, acrescentou. Além do mercado interno, a empresa aproveita a oscilação do dólar, que está contribuindo para o aumento das exportações, elevando sua competitividade no mercado internacional, além de ajudar o Brasil a equilibrar a balança comercial. A Tonederm exporta para países, como Costa Rica, Panamá, México, Guatemala, Chile, El Salvador, Peru, Equador, Colômbia e Estados Unidos.

Outro empreendedor nato é Alan Spadone, com mais de 7 mil inscritos no canal de You Tube, publicitário, master em micropigmentação internacional, palestrante, professor, também é expositor e vai palestrar na Estética in SP. Spadone começou como maquiador, depois atuou como designer de sobrancelhas e hoje tem uma linha de produtos com seu nome.  O empresário reafirma que o mercado da beleza se mantém aquecido e movimentou em sua empresa, no ano de 2016, em torno de 5,8 milhões. 

Agenda:

Estética in São Paulo

Data: 01 a 03 de abril de 2017

Local: Palácio de Convenções do Anhembi - São Paulo - SP

Realização e organização: Rio Feiras Comerciais e Open Brasil Promoções e Eventos

Mídia oficial: Revista Negócio Estética

Apoio: Secretaria de Turismo de São Paulo e São Paulo Convention Visitors Bureau