ASSINE
search button

O que os tucanos querem, todos querem...

...e o que todos querem, os tucanos não querem

Compartilhar

O que os tucanos querem, todos querem: o poder. 

Quando da crise de Fernando Collor, existia Mario Covas. Depois do encontro que os quatro grande do partido tiveram com Collor, Covas jogou areia no desejo deles. 

Queriam o poder, como o PFL quis e imediatamente aderiu. Quando Collor caiu, sobrava ao PFL mudar de nome. Como se fosse possível, com a mudança de partido, o povo esquecer quem eram eles. 

Os que entraram, nunca mais voltaram. Mudaram de nome, ganharam os adesistas de outros partidos, e hoje são a terceira força a também aderir. Jamais ganharão do povo o direito de serem mandatários. Serão sempre acessórios. O que também está acontecendo já com os tucanos, que jamais serão mandatários. Serão sempre acessórios. O que todos querem, porque não se comprometem e imaginam que não são identificados. 

O que eles querem, o povo não quer: eles no poder. Eles sempre querem a "Lei do Gerson": conseguir sem esforço. No caso deles, conseguir sem o voto. Agora, torcem para o partido do Judiciário, para ver se conseguem ganhar no tapetão. A lei do Judiciário pode excluir nomes, mas não pode impedir a vontade do povo. 

Se hoje existe a preferência por um nome, é porque esse nome fala a língua que o povo entende. Bolsa, para o povo, é um acessório de mulher. Mercado é feira. E o povo só consegue fazer feira na hora da xepa, que é o fim da feira. 

Ainda há aqueles que acreditam que o povo fala a língua ou entende a língua dos que não querem o povo no poder. As instituições são fortes demais, e quem vai fazer o poder é o povo, pelo livre direito do voto democrático. É a única arma que o povo tem. As instituições, por estarem fortes, não permitirão nenhum tipo de golpe. E aí vamos ver o resultado. 

Será o do povo, ou daqueles que preferem a boquinha?