ASSINE
search button

Escroques

Compartilhar

Escroque: "substantivo masculino, Indivíduo que se apodera de bens que pertencem a outra pessoa por meios ardilosos e/ou fraudulentos." É o que diz o dicionário. 

O que significa que ser escroque é ser ladrão comprovado. É a denominação que qualifica o ladrão, que por sua vez é aquele que é denominado assim pela Justiça após serem ultrapassados todos os trâmites do processo.

Um ladrão, para ser chamado assim, é porque foi julgado e condenado como ladrão.

Quando o ex-procurador-geral da República afirma, em sua carta, que "escroques ousados ainda ocupam vistosos cargos em nossa República’, na verdade está admitindo que ele não cumpriu com o seu dever. Se ele sabia que havia ladrões na República, tinha que provar e mandar prender. Afinal, "escroque" é aquele que se apropria de bens de forma fraudulenta. E se ele afirma que há "escroques" nos altos cargos da República, é porque ele tem certeza disso.

O país não pode aceitar que esta declaração seja leviana, se foi feita por um homem com o peso e importância desse senhor. E se ele não toma providências com relação a isso, mandando prender, ele prevaricou. 

De acordo com o artigo 139 do código, prevaricar é "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal."