ASSINE
search button

Dilma promete combater violência contra população de rua

Ela participou de evento com catadores e prometeu diálogo com os movimentos sociais

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff ressaltou, nesta sexta-feira, em São Paulo, a importância do diálogo com os movimentos sociais, para ver o que foi feito e o que ainda falta fazer, e reforçou a necessidade de combater a violência e os maus tratos contra a população de rua. "Quero receber os pleitos de vocês", disse, durante a cerimônia de celebração do Natal dos Catadores e da População em Situação de Rua.

Cerca de 2 mil pessoas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua participaram do evento. A presidente comemorou, pela terceira vez, de forma antecipada, o Natal junto aos catadores e suas famílias. Os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Marta Suplicy (Cultura), Alexandre Padilha (Saúde), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Brizola Neto (Trabalho) participaram da cerimônia.

Dilma concorda com a necessidade de ter representantes dos movimentos de catadores e de população de rua em reuniões do governo com os prefeitos. A presidente destacou o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDH) como essencial.

Ela também reforçou a necessidade de combater a violência e os maus tratos contra a população de rua. "É preciso acabar com a impunidade", frisou.  "Em 2013, minha dedicação à tarefa de reduzir a violência contra a população de rua será ainda maior", prometeu.

"Vamos fazer, juntos, do próximo ano, um período de conquistas, de realizações para nós. Podem contar comigo. E eu conto com vocês!", pediu.

Para Dilma, só existe um jeito de combater a impunidade: mobilizar a sociedade. "O governo federal fará sua parte dialogando com estados e municípios", acrescentou.

A presidente também lembrou as linhas de crédito especial para cooperativas, que reduzem a burocracia.