ASSINE
search button

Em evento com Dilma, grupo pede asilo para Snowden

Compartilhar

Um grupo com cerca de dez manifestantes tentou abordar o assunto Edward Snowden na tarde desta quinta-feira em um evento com catadores de lixo em São Paulo, que contou com a participação da presidente Dilma Rousseff. Quando foi convidada a falar aos participantes do Expocatadores 2013, realizado no Anhembi, Dilma foi surpreendida pelo grupo, que exibiu cartazes de apoio ao pedido de asilo do delator do esquema de espionagem do governo americano.

"Dilma: dê as boas vindas ao Snowden", dizia um dos cartazes, que aparentemente foi ignorado pela presidente, que se limitou a falar sobre o evento de Natal que já virou tradição no governo petista. 

"Tenho a honra de vir aqui todo ano e esse já é meu terceiro Natal com vocês. Eu sigo a tradição inaugurada pelo presidente Lula. Esse encontro é uma confraternização em q fica claro q o meu governo reconhece, considera e olha os catadores e a população de rua como cidadãos do nosso País”, disse.

Durante os primeiros instantes do discurso da presidente, os manifestantes continuaram em pé, com os cartazes levantados e fantasiados com máscaras do rosto de Snowden.  

De acordo com um dos manifestantes, Thiago Aguilar, o protesto tem como objetivo cobrar uma declaração oficial do governo sobre o tema. “As acusações se tornaram ainda mais graves depois da reportagem do Fantástico e fica mais inexplicável ainda o silêncio da presidente, que ontem disse que não falaria sobre esse indivíduo. Então, a ideia da atuação era mostrar que esse indivíduo existe e que talvez ele seja a maior personalidade do ano de 2013 e que é um sujeito que vem sendo perseguido em todos os países”, disse.

“É preciso que ele tenha liberdade de atuação. A presidenta Dilma tem o dever como chefe de Estado de acolher o Snowden porque ele conhece segredos de Estado que podem mudar as nossas vidas”, completou. Apesar da cobrança, o discurso de Dilma foi aplaudido diversas vezes e ela deixou o evento sem falar do assunto.