ASSINE
search button

Dilma adia anúncio de novos ministros

Joaquim Levy é apontado como futuro ministro da Fazenda; Nelson Barbosa, do Planejamento

Compartilhar

A presidente da República, Dilma Rousseff, não vai anunciar os novos ministros para seu segundo mandato nesta sexta-feira, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Havia a expectativa da divulgação dos nomes da equipe econômica após o fechamento dos mercados.  

Oficialmente, o Palácio do Planalto afirma que não convocou um anúncio de ministros para hoje. A agenda da Dilma desta tarde constava apenas que ela trabalharia da residência oficial, o Palácio da Alvorada, sem detalhar com quem se reuniu durante todo o dia.

Pela manhã, Dilma recebeu o senador Armando Monteiro (PTB-PE). Derrotado nas eleições de Pernambuco, o congressista é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

O mercado já dá como certo o nome de Joaquim Levy como ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff. Levy esteve à frente do Tesouro Nacional na gestão do ex-ministro Antonio Palocci, quando o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscava conquistar a confiança dos agentes econômicos. Atualmente, ele é o diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco.

O Planalto também deve anunciar os nomes de Nelson Barbosa, para o Ministério do Planejamento, e de Alexandre Tombini, que continuará à frente do banco Central (BC).

Barbosa já integrou o governo, como secretário-executivo do atual ministro, Guido Mantega, até 2013. E enquanto esteve no cargo sempre teve proximidade com a presidente. Nelson Barbosa chegou a ser especulado como sucessor de Mantega ainda durante os primeiros anos do governo Dilma.

Já Tombini preside o Banco Central desde o início do governo e também tinha seu nome especulado para assumir a pasta da Fazenda.