ASSINE
search button

Petrobras: ex-gerente diz ter alertado Graça Foster pessoalmente

Compartilhar

A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirmou em entrevista ao Fantástico, da Globo, que informou pessoalmente à presidente da estatal, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da companhia. Na época, a executiva era diretora de Gás e Energia. Venina disse que percebeu irregularidades em 2008 e, desde então, reportou problemas aos superiores.

Venina afirmou que informou Graça Foster das irregularidades por e-mail e pessoalmente. "Eu estive com a presidente (Graça Foster) pessoalmente quando ela era diretora da área de Gás e Energia. Naquele momento, nós discutimos o assunto. Foi passado uma documentação pra ela sobre o processo de uma denúncia na área de comunicação. Ela teve acesso a essas irregularidades nas reuniões da diretoria-executiva", contou.

Além da presidente, Venina afirma que alertou outros diretores da estatal. "Num primeiro momento, em 2008, como gerente-executiva, eu informei ao então diretor Paulo Roberto Costa, informei a outros diretores como a Graça Foster, e em outro momento, como gerente-geral, eu informei aos meus gerentes-executivos, José Raimundo Brandão Pereira e o Abílio (Paulo Pinheiro Ramos), que era meu atual gerente-executivo(...) Informei a todas a pessoas que eu achava que poderiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando dentro da empresa", disse ao Fantástico.

De acordo com o programa, a documentação com as denúncias da gerente, que está afastada, foi entregue ao Ministério Público. Venina nega participações no esquema de corrupção e disse que “vai até o fim” nas denúncias. Segundo ela, outros funcionários possuem conhecimento das irregularidades, e fez um apelo para que todos sigam seu exemplo.

Venina afirmou que as irregularidades eram de vários tipos: pagamentos por serviços não-prestados, contratos aparentemente superfaturados, negociações em que eram solicitadas comissões para as pessoas envolvidas e uma série de problemas que feriam o código de ética e os procedimentos da empresa. 

>> Petrobras diz que denúncias já haviam sido investigadas e gerente, demitido

Contratos do ex-marido

Venina rebateu uma denúncia de que teria beneficiado o ex-marido com um contrato feito na empresa. Ela relata que os contratos do ex-marido com a estatal eram de 2004 e de 2006 e que a condição que apresentou para assumir o relacionamento, em 2007, foi que o contrato fosse descontinuado.

"O contrato foi anterior ao casamento e, no momento em que a gente assumiu essa relação, a condição foi: vamos interromper esse contrato porque tem uma questão de ética dentro da Petrobras e minha que eu não posso aceitar. E isso foi feito com parecer jurídico", afirma.

Venina acrescentou ainda que a empresa em questão é "muito competente". "Não fui só eu que fiz o contrato, a atual presidente quando trabalhava na [diretoria de] TVG, lá em 2001, 2002, também assinou um contrato com ele. E depois, talvez em 2008, também assinou um contrato com essa mesma empresa para fazer integração dos modelos de gestão das termoelétricas. Então o que eu posso falar é que ela fez isso com base nas características técnicas da empresa da mesma forma que eu fiz antes de me casar. E depois de casada nós interrompemos o contrato", afirmou.

Com Portal Terra