ASSINE
search button

Segunda fase da Operação Vícios vai investigar se houve lavagem de dinheiro no exterior

As polícias dos EUA e da Suíça já foram acionadas para colaborar com as investigações

Compartilhar

A Polícia Federal segue investigando a contratação irregular da empresa Sicpa Brasil Indústrias de Tintas e Sistemas, que é acusada de pagar propina para servidores da Casa da Moeda e da Receita Federal para ser escolhida em licitação. De acordo com a PF, a segunda fase da operação vai investigar a possibilidade de ter ocorrido crime de lavagem de dinheiro fora do país. Ainda segundo a PF, as polícias dos Estados Unidos e da Suíça já foram acionadas para colaborar com a investigação. Ainda na última quinta-feira (2), a possibilidade da entrada das polícias dos EUA e da Suíça foi antecipada pelo Jornal do Brasil. Há rumores de que duas multinacionais estariam envolvidas, sendo uma brasileira.

A operação foi deflagrada na última quarta-feira e investiga fraudes em contratos referentes à implantação do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), que compete à Casa da Moeda. O esquema teve início no ano de 2008, e foi denunciado à PF pelo próprio presidente da Casa da Moeda, que assumiu o cargo em 2012 e notou a irregularidade. Ao todo, o faturamento referente aos contratos firmados neste período chega aos R$ 6 bilhões.

>> Operação Vícios deve ter cooperação da polícia dos EUA e da Suíça

>> Operação Vícios investiga fraude em contratos de controle de bebidas

>> PF confisca imóveis e R$ 70 mil em dinheiro na Operação Vícios

Durante a primeira fase da operação foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A Justiça também determinou a apreensão dos bens dos principais investigados, além da quebra dos sigilos fiscais e bancários. As investigações da primeira fase da operação contaram com a ajuda do Ministério Público nas investigações.