ASSINE
search button

Derrota em votação dos vetos mostra que governo terá que se esforçar ainda mais

Apesar da reforma ministerial, metade da bancada do PMDB não compareceu

Compartilhar

Nem mesmo a reforma ministerial, que ampliou o número de pastas para o PMDB, ou mesmo a mudança na articulação política do Planalto com sua base aliada conseguiram evitar a derrota do governo na tentativa de se apreciar os vetos presidenciais em sessão conjunta do Congresso nesta terça-feira (6).

Desde a semana passada, líderes do governo vinham demonstrando plena confiança de que todos os vetos seriam mantidos e a sessão não seria novamente adiada. Apesar de não admitir que a reforma ministerial - bastante benéfica ao PMDB - tinha relação com a expectativa da votação dos vetos, o governo apostou todas as suas fichas nesta terça-feira que seria o Dia D.

Apesar de todos os esforços, quase metade da bancada de deputados do PMDB simplesmente não compareceu à sessão (dos 66 parlamentares, apenas 34 estavam presentes). O PSD do ministro Gilberto Kassab também deu demonstração da falta de lealdade ao governo: apenas 10 dos 37 deputados estavam presentes. Outro partido da base, o PDT, que recentemente assumiu o Ministério das Comunicações, tinha no plenário quatro dos seus 19 deputados. Com 36 e 34 representantes na Câmara, PP e PR levaram apenas nove e seis deputados, respectivamente.

>>Sessão do Congresso para votar vetos de Dilma é adiada mais uma vez

Mesmo assim representantes do governo não quiseram admitir a frustração. O discurso foi o de reconhecer como único erro a data e o horário da votação (11h30). Líder na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) garantiu, assim como fizera em relação à sessão de hoje, que "o governo o colocará quórum amanhã (quarta-feira, 7)".

"A sessão está marcada para amanhã e o governo colocará o quórum para encerrar essa contenda. Não foi derrota de ninguém porque muitos parlamentares não estavam sequer na Casa, muita gente chegou a partir das 15h. Não me venham com essa história de derrota", reclamou, em coletiva, diante da insistência dos jornalistas em buscar um diagnóstico.

O Jornal do Brasil conversou com dois deputados petistas e o discurso variou pouco. Wadih Damous (PT-RJ) chegou a cogitar que a movimentação pelo esvaziamento poderia ser atribuída a lideranças, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas preferiu creditar o cancelamento da sessão à falta de quórum. "Tenho a impressão de que os deputados é que não deram quórum. Os senadores compareceram", constatou.

Já o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que disputou com Cunha a presidência da Câmara em janeiro, apontou duas hipóteses. "A explicação usual é que é terça-feira e, se não houver um trabalho de mobilização para uma sessão às 11h30, o risco de ausência é grande. Mas como estava tudo marcado desde a semana passada, há duas hipóteses: ou não houve trabalho de mobilização ou houve e ele não foi suficiente. Pode ser que a base ainda não esteja organizada. É preciso um tempo de hoje para amanhã para tentar identificar. Mas não é razoável tanta ausência", analisou Chinaglia.

Analista de riscos e professor de ciência política licenciado da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Kramer ironizou o resultado: "Isso porque Dilma deu aqueles ministérios todos ao PMDB". Para o professor, demonstra inabilidade política para penetrar o que ele chamou de "baixo clero" do Congresso.

"O governo costuma não ter problema com o Senado, que é formado por políticos mais experientes, ex-governadores. Mas com o baixo clero, ou seja a maioria dos deputados, é diferente. O baixo clero está sempre marginalizado na distribuição de pastas ministeriais e depende de um patrono para a aprovação de emendas de orçamento a fim de se reelegerem. Essa patrono atualmente é Eduardo Cunha. O presidente da Câmara continua articulando nos bastidores e, mais uma vez, mandou recado forte para o governo mostrando a precaridade da articulação política do Planalto, mesmo com a distribuição de cargos na reforma", argumentou Kramer.