ASSINE
search button

Multidão acompanha inauguração popular da transposição do rio São Francisco

Compartilhar

Uma multidão se concentrou o longo do canal do rio Paraíba, perene devido à transposição do São Francisco, para participar da inauguração popular da transposição do rio São Francisco, com a participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O candidato à presidência Ciro Gomes e quatro governadores, entre outros políticos e autoridades, também participam do evento, em Monteiro, interior da Paraíba.

Lula chegou a mergulhar nas águas do Velho Chico, que chegaram ao sertão da Paraíba. "A matemática é simples. Já provamos no meu mandato que o pobre não é problema. O pobre é a solução", frisou o ex-presidente. "Eu nunca tirei nada de ninguém. E eu quero que o povo nordestino seja tratado com dignidade e respeito", completou.

Idealizada desde o tempo do Império, a obra saiu do papel no governo Lula e foi construída na gestão de Dilma Rousseff.

"Não é possível sobreviver sem esperança. Acabou o tempo de dizer que o Nordeste só tem pobre e analfabeto", destacou Lula.

Dilma: "Obra estava praticamente concluída quando eu saí do governo"

Dilma Rousseff, após uma pausa entre gritos de "Fora, Temer!" da multidão, voltou a chamar a atenção para o "impeachment sem crime de responsabilidade". "Até as pedras deste país sabem que eu nunca cometi nenhum crime, e que eles deram este golpe para tirar os direitos que nós demos durante os nossos governos."

A ex-presidente ressaltou que o governo Lula, quando assumiu o poder em 2003, interrompeu um processo de retirada de direitos e de privatizações, que estaria de volta agora em 2016, com o impeachment, para aumentar a "desigualdade da nossa população. "Quando nós, contra a corrente do mundo, reduzimos a desigualdade, era importante para reduzir a desigualdade do país fazer a transposição das águas do São Francisco."

>> Temer diz que não quer paternidade em obra do São Francisco

Dilma também chamou a atenção para a complexidade do projeto da transposição. "Quem já viu um prédio de 92 andares ser construído em seis meses? Ninguém, porque não constrói, porque é mentira. Esta é uma obra que estava praticamente concluída quando eu saí do governo." 

A hashtag #ComLulaOSertaoVirouMar estava entre os trending topics do Twitter no Brasil. "Lula é um orador admirável. Ele fala com o coração, por isso toca tão profundamente a alma do povo brasileiro #ComLulaOSertaoVirouMar", escreveu a deputada federal Erika Kokay? (PT/DF) em sua conta na rede social.