ASSINE
search button

'The Times of Israel': Dobra número de brasileiros indo morar em Israel

Reportagem diz que crise política, econômica e violência são motivos de migração

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (16) pelo The Times of Israel conta que o número de brasileiros indo morar em Isarael dobrou, em comparação ao mesmo período no ano passado.

A reportagem aponta que o desemprego, a crise política e econômica oriunda da operação Lava Jato e a violência são os fatores decisivos para as famílias que decidem abandonar o país e viver em Israel.

O noticiário acrescenta que o impeachment no ano passado da presidente Dilma Rousseff e a sentença recente a nove anos e meio de prisão por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva - conhecido como Lula - lançaram uma onda de incertezas sobre o Brasil. O atual presidente também se encontra envolvido na Lava Jato, complementando o sombrio quadro do país.

De acordo com a Agência Judaica, o número de emigrantes brasileiros está aumentando. O final de 2015 registrou um aumento de 77% no número de olim* (496) em relação a 2014, o que representou um aumento de 39% (280) em relação ao ano anterior (207).

O ano de 2016 viu a chegada de 684 olim a Israel, 40% a mais do que em 2015. E em maio deste ano, 346 novos olim (29% a mais que no mesmo período de 2016) já fizeram de Israel seu novo lar.

A violência levou os judeus cariocas a optarem pela emigração para Israel, diz o cônsul israelense em São Paulo, Dori Goren.

"Israel sempre abrirá os braços para os judeus - ainda mais agora, quando a taxa de desemprego é muito baixa e a economia está prosperando. Ao contrário da crença popular, Israel tem uma baixa taxa de violência, com apenas duas mortes anuais por 100.000 habitantes ", diz Goren.

*novos imigrantes

> > The Times of Israel