ASSINE
search button

Festival movimenta o Museu Nacional

Tânia Rego/Agência Brasil -
Pesquisadores participarão de atividades para mostrar que o Museu Nacional está vivo
Compartilhar

Pesquisadores do Museu Nacional participarão neste fim de semana de um festival, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte, com atividades abertas ao público, que mostrem um pouco do trabalho desenvolvido no local. Eles querem deixar claro que, apesar do incêndio que destruiu o palácio da instituição, em 2 de setembro, o museu continua vivo.

O Festival Museu Nacional Vive vai ocorrer das 10h às 17h e permitirá ao público acompanhar o trabalho de diversos departamentos, como a paleontologia, zoologia e antropologia social. Haverá exposição de parte do acervo. Também devem ser discutidas medidas sobre o que deve ser feito nos próximos anos para reerguer a instituição.

Macaque in the trees
Pesquisadores participarão de atividades para mostrar que o Museu Nacional está vivo (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O evento vai encerrar a 12ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A proposta da direção do Museu Nacional é ocupar a Quinta da Boa Vista com atividades culturais uma vez por mês.

Durante o festival, o público poderá conferir mostras de paleoarte, oficinas de moldes e montagens de dinossauros, exemplares de animais marinhos, contação de histórias, oficinas de pintura de camisas , entre outras atrações.

No momento, o palácio incendiado está cercado, enquanto estão em preparação os trabalhos de escoramento das paredes e instalação de cobertura para proteger o acervo da chuva. A Polícia Federal ainda investiga as causas do incêndio, e os pesquisadores aguardam o término da perícia para fazer o resgate de peças.

Macaque in the trees
Programação (Foto: Reprodução)

Reprodução - Programação