ASSINE
search button

Projeto de implantação de terceira linha do teleférico no Rio segue estagnado

Linha ligaria Morro da Urca ao Forte Duque de Caxias, no Morro do Leme

Compartilhar

Segue parado o projeto de implantação de uma terceira linha de teleférico, que foi apresentado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que construiu, opera e administra o Bondinho Pão de Açúcar. A nova linha vai ligar o Morro da Urca ao Forte Duque de Caxias, no Morro do Leme. O projeto, que em 2013 já havia gerado até mesmo manifestações contrárias de moradores do Leme, ainda aguarda autorizações e novidades sobre a implementação da linha.

O projeto é algo que já havia sido idealizado há mais de 100 anos pelo próprio fundador do Bondinho, o engenheiro Augusto Ramos. Inicialmente, a linha havia sido planejada para o Morro da Babilônia, limitando-se a fazer a ligação entre os morros da Urca e do Forte, não havendo previsão de descida para o Bairro do Leme.

De acordo com Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral da companhia, a empresa recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas e cariocas. “Há mais de um século trabalhamos diariamente para mantermos a principal vocação da empresa: despertar o encantamento dos visitantes com segurança, conforto e agilidade. A implantação da Linha 3, com investimento de R$107 milhões, viria ampliar este trabalho, mantendo vivo o espírito de realizações que nos caracteriza e acompanha por décadas", ressalta.

A implementação ainda precisa de aprovações da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Exército. Caso seja completamente aprovada, os responsáveis pelo projeto afirmam que ele proporcionará uma nova atração relevante para o turismo e para a atividade econômica da cidade, gerando cerca de 150 empregos diretos e outros 300 indiretos. Os organizadores afirmam ainda que a preferência à contratação será para moradores do bairro do Leme, especialmente das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia.

Através de um novo modelo de bondinho, mais arredondado e rotativo, brasileiros e estrangeiros poderão apreciar uma vista inédita da cidade. Com recursos mais modernos à disposição no mercado, como a tecnologia 4D interativa, uma exposição permanente contaria ainda de forma lúdica e didática a história do Exército Brasileiro e dos fortes e fortalezas.

O projeto teria ainda uma contrapartida ambiental, prevendo o plantio de mudas de árvores no entorno do Morro, o manejo da trilha, além de apoiar as atividades de educação ambiental e conservação.

*Do programa de estágio do JB