ASSINE
search button

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega ao Rio domingo

Compartilhar

Neste domingo, 5 de julho, começa a missão popular por todos os cantos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, como gesto concreto do Ano da Esperança. O envio dos missionários, a ser realizado durante a missa na Catedral de São Sebastião, contará com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida de seu Santuário Nacional, em Aparecida (SP), pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

O evento será de grande concentração, oração, animação e fortalecimento da esperança, seguidos da santa missa com o envio missionário e acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Homenagem ao Papa

Também serão abençoadas por Dom Orani 12 mudas de árvores típicas do Brasil, com a recitação de uma das orações que estão na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.“Essa será uma homenagem ao pontífice e um gesto concreto de compromisso ecológico. Dessas mudas, oito serão entregues aos vigários episcopais, de modo que eles decidam onde é preciso deixar essa árvore plantada nos respectivos vicariatos. De preferência, num local no qual a ecologia esteja agredida. A nona muda ficará na Catedral, como sinal dessa celebração. Outra seguirá ao Corcovad. A décima primeira muda será dada, como presente, ao Santuário de Aparecida. A décima segunda, será uma oferta surpresa. A finalidade das mudas é unir a encíclica e manifestar nosso compromisso ecológico”.

Recepção da imagem

A missa, às 11h, é o início do grande gesto concreto do Ano da Esperança. Além de abençoar e enviar os missionários, após a profissão de fé, Dom Orani presidirá o acolhimento da imagem peregrina de Nossa Senhora, que permanecerá na arquidiocese até o dia 29 de agosto e percorrerá os vicariatos territoriais, animando e fortalecendo a ação missionária.

Após a procissão de entrada, a imagem será acolhida. Junto a ela, estará a terra retirada do Forte de São João, no qual Estácio de Sá pisou para fundar a cidade, representando os 450 anos do Rio de Janeiro. Ao lado da imagem, estarão também os símbolos que representam todo o estado: a cana-de-açúcar, na região Norte, e o café, na região Sul do estado.

Ação e oração

No final da celebração, a imagem começará a peregrinação na arquidiocese pelo Carmelo de Santa Teresa, no bairro de Santa Teresa.

“Toda a missão decorre da oração, e as irmãs contemplativas vivem desse encontro com o Senhor na oração; dentre os três grupos, as carmelitas foram escolhidas por conta do Ano Teresiano”, concluiu monsenhor Joel.

Terra carioca para a coroa da padroeira

Na celebração, Dom Orani abençoará a terra, que junto a de outros estados brasileiros farão parte da coroa de Nossa Senhora, e a entregará, junto aos demais símbolos ao missionário redentorista padre Evaldo Brito, que a levará para o Santuário Nacional.

O tricentenário da imagem será em 2017, e para comemorar a data o Santuário de Aparecida preparou uma programação de peregrinações de réplicas da imagem pelas capitais do país. Durante essas peregrinações, estão sendo colhidos punhados de terra de todas as capitais do Brasil e do Distrito Federal para incorporar na coroa em homenagem à padroeira do Brasil.

 O local escolhido não foi por acaso, ele é simbólico porque foi lá, há 450 anos, que Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.