ASSINE
search button

Hospital Azevedo Lima oferece oportunidade para estudantes

Doze jovens participam de programa na unidade estadual

Compartilhar

Eles chegam cheios de expectativas, vontade de aprender e ganhar experiência: pelos corredores do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, 12 jovens com idades entre 18 e 21 anos estão aproveitando a oportunidade para conhecer o mercado de trabalho no qual pretendem atuar depois de se formarem. Um dos principais objetivos do programa é colaborar na formação técnica destes estudantes e, para isso, a unidade tem o cuidado de evitar que eles executem tarefas que fujam do foco de suas futuras profissões.

Aos 20 anos, Juliana Bonfá está decidida a fazer faculdade de Enfermagem. A oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão em uma das principais unidades de urgência e emergência do Estado só reforçou a certeza da vocação que a jovem quer seguir.

"É uma grande oportunidade para aprender, certamente vai me ajudar muito no futuro. O cuidado e o atendimento atencioso que observo neste hospital já são grandes lições", disse Juliana.

A diretora-geral do HEAL, Gisela Motta, é uma das grandes incentivadoras da presença dos jovens aprendizes na unidade.

"Queremos contribuir com a formação destes jovens e esperamos que essa experiência seja útil para ajuda-los em suas carreiras. É uma oportunidade para o hospital colaborar para gerar a transformação social. Nós ganhamos muito ao recebermos aqui mentes jovens, criativas, cheias de vontade de fazer as coisas acontecerem", explicou a médica.

Todos os doze profissionais que fazem parte do programa na unidade já estão atuando em setores administrativos – oito deles na Farmácia, dois em Patrimônio, um na Gestão de Pessoas e outro na Manutenção. Cada um deles passou por um processo rigoroso de seleção e, em pouco tempo, já estão totalmente adaptados à rotina e aos procedimentos da unidade.

"O maior desafio é aproveitar esse momento na vida dos jovens para que eles tenham engajamento efetivo em princípios como responsabilidade, comprometimento e de verdadeira preocupação com o resultado do seu trabalho. Não passamos apenas noções técnicas, isso é muito importante", detalhou Alexandra Nascimento, gerente de Pessoas da OS responsável pela gestão da unidade.

A vaga de aprendiz no setor de Patrimônio do HEAL é o primeiro emprego de Yago Gomes, de 19 anos.

"Ter essa oportunidade agora vai valorizar muito o meu currículo. Além disso, o aprendizado que temos na prática é fundamental", disse Yago.

A supervisão do programa no hospital está a cargo do setor de Gestão de Pessoas. Para o coordenador Hugo Quiroga, o principal objetivo é buscar que estes jovens terminem esta etapa mais preparados para o que o futuro profissional trará pela frente.

"O hospital está cumprindo seu papel, contribuindo para a cidadania, ajudando na formação desses jovens. Por outro lado, esse diálogo com eles nos ajuda a rever a forma como nos comunicamos e os nossos processos", afirmou o coordenador.