ASSINE
search button

Rio ganha clínica Fonte Imagem com grandes nomes da medicina

Espaço reúne médicos líderes em seus segmentos e equipamentos de alta tecnologia

Compartilhar

Especialistas de diversos segmentos da medicina se reuniram neste sábado (12) durante a inauguração da clínica Fonte Imagem - Medicina Diagnóstica, na Fonte da Saudade, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O espaço reúne médicos líderes em seus segmentos, com formação nos mais importantes centros do Brasil e do exterior, como Ilan Gottlieb, Isabella Tanure, Alice Brandão, Ronaldo Leão, Luciana Belém, Rodrigo Salomão e Luciano Belém.

Para a doutora Isabella Tanure, a clínica é o resultado de um sonho dela e de seus sócios, que gostariam de aliar a qualidade de medicina de antigamente, com mais contato entre médico e paciente e com um atendimento de excelência em uma casa acolhedora e uma equipe médica renomada. "Acho que conseguimos", afirma a médica.

A inauguração do espaço contou com a presença de nomes de referência na área de saúde, como o cardiologista Claudio Benchimol, doutor Jacob Kligerman, o doutor Paulo Vilar do Valle, o clínico geral Jorge Spitz, doutor Luiz Fernando Alencar, doutora Teresa Seiler, a ginecologista Eliane Chaves, doutora Samanta Condé, o doutor Isaac Roitman, o doutor Claudio Gil, especialista em medicina do exercício e proprietário da Clinimex, doutora Sandra Magalhães Jucá, doutor Paulo Marinho, doutor Chamie, entre outros. 

Diretor da Fonte Imagem, o doutor Ilan Gotlieb, que é especialista em Cardiologia e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, destacou os nomes fortes da área no mercado que "tinham a mesma vontade de fazer uma medicina diferenciada". Ele conta que teve a sorte de conseguir conciliar a entrada de todos os profissionais em uma mesma sociedade e fazer uma clínica onde a prioridade é o paciente e o médico assistente. "A ideia é resgatar a medicina com qualidade e atendimento de excelência com bons médicos e equipamentos de ponta".

Membro do corpo da diretoria da clínica, o doutor Rodrigo Salomão, Fellowship em Ecocardiograma no Karolinska Hospital, Estocolmo, na Suécia, ressalta que "a novidade não é a aparelhagem de alta tecnologia e sim o atendimento". "Queremos trabalhar com um tipo de tratamento que valorize a radiologia como já foi, com paciente chegando e sendo atendido por um médico e médico assistente, ambos querendo fazer o diagnóstico e ajudá-lo na sua doença". 

"Nosso plano foi o de trazer os melhores médicos da parte de imagem para trabalharem todos juntos em uma esquema de atendimento diferenciado para os pacientes. Uma casa histórica com mais de 100 anos, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, com médicos experientes e um lugar que não tenha cara de hospital, mas conte com todos os recursos modernos de atendimento", disse Ronaldo de Souza Leão Lima, atual Diretor Científico do Departamento de Ergometria e Cardiologia Nuclear da SBC e integrante da equipe de diretores da Clínica Fonte.

O tripé que sustenta a Fonte é formado por Ciência (médicos com inúmeras publicações em importantes revistas, além de vários livros publicados), Educação (participação na formação de novos profissionais e aulas em congressos e cursos) e Assistência (máquinas de ponta e foco no atendimento ao paciente).

Um dos diretores da Fonte Imagem, Luciano Belém, especialista em Cardiologia e na Área de Atuação em Ecocardiografia SBC, além de título de “Testamur” da Sociedade Americana de Ecocardiografia, explica que o corpo médico da Fonte "acredita que a radiologia não se resume a uma fotografia do ser humano, mas deve sim ser uma janela pela qual se olha cada paciente, em contexto com a história clínica e passado médico, com estreita relação com o médico assistente". "Para a equipe, a imagem é o exame físico do radiologista, sendo o resultado de um parecer médico, não um laudo descritivo", complementa.

Dr Isaac Roitmann disse que "a casa é maravilhosa, antiga e decorada de forma moderna, com aparelhos de alta tecnologia, tem tudo para ser um sucesso". 

Entre os exames mais modernos da nova clínica, destacam-se o estudo completo do feto, angiotomografia das coronárias e a mais rápida cintilografia miocárdica. O projeto que virou realidade tem como meta praticar a medicina valorizando os profissionais e dando a eles condições de desenvolver um trabalho com ênfase no paciente e na qualidade assistencial.

Para o doutor Jorge Spizt, conceituado clínico geral, "o grande diferencial não é o equipamento ultra moderno, e sim a equipe altamente qualificada, com muita credibilidade, passando confiança aos pacientes". 

Dr Claudio Gil falou que "a casa é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro, com uma equipe extremamente bem formada e aparelhos de alta tecnologia. Um presente para o Rio de Janeiro".

Sobre o Palacete Tavares

O Príncipe D. João, após percorrer o caminho de São Clemente, chegava à praia de Piaçava, nos pés do Morro da Saudade. De lá ele percorria por canoas o caminho até o Jardim Botânico, pelas águas mansas da Lagoa (hoje Rodrigo de Freitas). Junto à praia de Piaçava havia uma fonte onde, dizem, as lavadeiras portuguesas lavavam as roupas chorando a saudade da terra natal. O prefeito Pedro Ernesto criou em 1936 o bairro Fonte da Saudade, e nesse mesmo ano, o Sr Jacy Tavares comprou os lotes 1, 3 e 5 da rua Fonte da Saudade. Ele era dono da Farmácia Jacy, no Catete, e chegou a fornecer medicamentos ao Palácio Real do Catete. Em 1936 foi erguida esta sua residência apalacetada, em estilo eclético, com inspiração na idade média italiana. Nela residiu por mais de 40 anos.

Em 2007 a casa foi tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH. Segundo estudo do historiador Milton Teixeira, a casa possui rica serralheria em estilo medieval, em ferro batido e fundido, com brasões heráldicos e raros motivos zoomorfos de dragões. Entre os detalhes de serralheria mais interessantes, ressalta-se o gradil externo; as arandelas existentes no hall principal e superior, com motivos de dragõess, o guarda corpo das escadas, em motivos florais e os dois grandes lustres, feitos especialmente para a casa. Os estuques que formam uma sanca em torno dos ambientes nobres, em motivos fitomorfos acompanham o estilo da casa.

O vão da escada ainda possui rico vitral com cena de gênero, contemporânea da construção da casa. Outros acabamentos em vitral, no banheiro e cômodos nobres ainda estão intactos. A casa possui ainda dois pequenos chafarizes com seus tanques, um externo, em azulejo e pedra, o outro, no patamar da escada, em mármore branco e carranca de bronze.Pela qualidade artística deste imóvel, por sua originalidade, estado excepcional de conservação e pelo fato de ser a única casa com este estilo em todo o bairro, e com ancianidade que beira os 80 anos, justificam sua preservação em todos os seus detalhes.

A Fonte Imagem foi instalada nessa casa imponente, e após obra supervisionada pelo IRPH, temos orgulho pela oportunidade de trazer nova vida ao Palacete Tavares, preservando esse patrimônio da nossa cidade.