ASSINE
search button

Rio em festa: 300 anos da Padroeira do Brasil e 86 anos do Cristo Redentor

Fé e Cultura para homenagear dois grandes símbolos do País

Compartilhar

No dia 12 de outubro, o povo brasileiro comemora a sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, o Dia das Crianças e o aniversário do Cristo Redentor, principal ícone do país para o turismo mundial. E, como em 2017 são celebrados os 300 anos da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul e os 86 anos da inauguração do monumento no alto do Corcovado, a Arquidiocese do Rio de Janeiro prepara uma única festa para todos esses eventos, durante os dias 11 e 12 de outubro. Em parceria com a Associação das Escolas de Samba Mirins e a SOS Villa Lobos, a instituição vai homenagear as crianças, com o lançamento do samba-enredo mirim dedicado à Padroeira do Brasil, e, ao mesmo tempo, lembrar a importância da manifestação pública da devoção, com o desfile de 17 agremiações infantis pela orla do Leme. Visando promover fé e cultura, a festividade vai contar também com a iluminação em verde e amarelo do monumento aniversariante.

Neste dia 12 de outubro, às 8h, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, iniciará as atividades abençoando o monumento, os turistas e peregrinos e todo o Rio de Janeiro, no alto do Corcovado, na data em que o Cristo Redentor celebra 86 anos. A banda marcial Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, de Nova Iguaçu, fará a animação do aniversário do Cristo Redentor, tocando as tradicionais marchinhas do carnaval carioca e o “Parabéns” para o aniversariante, na hora do corte do bolo, que, neste ano, terá 3 metros em homenagem aos 300 anos da padroeira. Haverá bênçãos plurilíngues a cada hora e missas ao longo do dia.

A partir das 9h30, a comemoração acontece na orla do Leme. O também coordenador de eventos de massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar, vai abençoar 17 imagens de Nossa Senhora Aparecida — com as quais irá presentear cada uma das escolas de samba-mirins que vão desfilar. Haverá a exibição da peça de Heitor Villa Lobos “Trenzinho Caipira” e a apresentação para o grande público do “Samba da Padroeira”, lançado na véspera, no alto do Corcovado. Às 10h, terá início o desfile das agremiações infantis na Praça Almirante Júlio de Noronha, em frente ao Forte do Leme. O evento será encerrado com a Coroação de Nossa Senhora na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel.

Sobre o desfile

Vão desfilar cerca de 900 componentes das 17 agremiações afiliadas à Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro (AESM-RIO), que se farão representar, cada uma, por um contingente de cerca de 50 crianças e adolescentes. Casais de Mestre-Salas e Porta-Bandeiras, baianas, ritmistas, passistas, cantores e músicos de harmonia, violão e cavaquinho vão abrilhantar o desfile pela orla.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, unir em um mesmo evento as crianças, o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e os 86 anos do Cristo Redentor ao samba, importante expressão cultural do nosso povo, é uma forma de apresentar às novas gerações que é possível e preciso conjugar fé e cultura. “Esse evento ajuda a fazer brotar no coração das nossas crianças, que são a esperança para um Brasil melhor, a necessidade de reforçar o sentimento de ética e brasilidade entre nós. Para elas vamos deixar um bonito exemplo de como trabalhar fé e cultura, porque a fé que não promove a cultura é intolerante”, afirma Padre Omar Raposo.