ASSINE
search button

Confira a programação relacionada à exposição 'Observatório Nacional - 190 anos'

Sessões de planetário, observação do sol e visitas guiadas estão entre as atividades extras

Compartilhar

Os visitantes que forem ao Museu Histórico Nacional (MHN) ver a exposição 'Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço' poderão participar de atividades relacionadas à temática da mostra.

Haverá sessões de planetário promovidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) nos dias 7 e 14 de dezembro; 27 de janeiro e 24 de fevereiro. As sessões de observação do sol serão divulgadas nas redes sociais do ON, do MHN e do Mast, na medida em que forem programadas e estão sujeitas às condições climáticas.

>> Exposição do Observatório Nacional promove viagem no tempo e espaço no Museu Histórico Nacional

O pesquisador Cosme da Ponte Neto realizará visitas guiadas pela exposição do ON e também pela mostra 'História do Brasil', circuito permanente do Museu Histórico Nacional, destacando os elementos que evidenciam a participação do Observatório Nacional na história do país. Em dezembro, haverá 'Bonde da Ciência – tempo e espaço no MHN' nos dias 12, 14, 17 e 21 de dezembro, a partir das 14h. Grupos podem agendar o 'Bonde da Ciência' pelo e-mail [email protected]. Ao longo dos próximos três meses, outras atividades serão programadas e divulgadas nas redes sociais.

Exposição do ON promove viagem no tempo e no espaço

Em comemoração aos seus 190 anos, o Observatório Nacional produziu a mostra "Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço", que fica em cartaz no Museu Histórico Nacional, centro do Rio de Janeiro, até dia 25 de fevereiro de 2018.

O MHN foi o local escolhido para esta celebração porque fica bem perto da primeira sede do então Observatório Astronômico, na Ladeira da Misericórdia, no extinto Morro do Castelo, estrategicamente posicionado próximo ao porto e no centro da cidade. Fundado pelo imperador Pedro I nos primeiros anos do Brasil independente, o Observatório tinha entre suas funções iniciais determinar a hora, as posições geográficas e informar sobre o clima.

A exposição apresenta os marcos institucionais ao longo da história do ON e também as pesquisas realizadas atualmente, que projetam o Observatório Nacional como referência mundial nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência. 

A mostra é uma parceria entre o Observatório Nacional, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A exposição contou ainda com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia.

Serviço: Exposição 'Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço'

Data: Até 25 de fevereiro de 2018. Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Local: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora s/n°, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia). Pessoas com idade até 21 anos e a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência e seu acompanhante; Estudantes de escolas particulares; Estudantes de universidades particulares e públicas

Gratuidades: Crianças até dois anos de idade; Estudantes e professores das escolas públicas; Sócios do ICOM - International Council of Museum; Servidores do IBRAM e do IPHAN; Estudantes de Museologia; Guias de turismo; Artistas plásticos associados às organizações SINAP-ESP e AIP

Observações: Aos domingos a entrada é franca