ASSINE
search button

Cactos da Serra da Tiririca em exposição no Jardim Botânico do Rio

Compartilhar

Cactos do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), Niterói – RJ é o nome da exposição que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) abre na tarde do dia 25 de abril, quarta-feira. A mostra inaugura o Espaço ComCiência, uma área ao ar livre, ao lado do Cactário, concebida para divulgar pesquisas, expedições e outras atividades científicas do Jardim.

A exposição é resultado de um inventário florístico realizado pela equipe do Cactário do JBRJ no Parque Estadual, localizado na região litorânea de Niterói e Maricá. Os botânicos já sabiam que a região é rica em cactos, mas dentro do PESET só eram conhecidas 14 espécies dessa família. A pesquisa revelou a ocorrência de outras seis espécies, inclusive algumas raridades.

Na mostra, composta por exemplares vivos, fotos e informações das 20 espécies de cactos encontradas no PESET, o público poderá conhecer a Rhipsalis ewaldiana, espécie que era considerada extinta na natureza. Outro destaque é a Pilosocereus brasilienses, que os estudiosos acreditavam extinta no Estado do Rio de Janeiro.

Alguns exemplares podem surpreender os visitantes. É o caso da Brasiliopuntia brasiliensis, que mais parece uma árvore do que um cacto. Há também espécies dos gêneros Rhipsalis, Epiphyllum e Lepismium que não têm espinhos e vivem dentro das florestas, em lugares úmidos, sobre galhos de árvores ou pedras. “São cactos que gostam de sombra e água fresca”, comenta o coordenador da exposição, Ricardo Reis, que também é curador da coleção de Cactos do JBRJ.