ASSINE
search button

Prefeitura prioriza uso de helicópteros para transplante de órgãos

Compartilhar

Em decreto publicado nesta terça-feira, dia 17/7, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou que as horas de voo de helicópteros à disposição da Prefeitura sejam usadas, prioritariamente, para o transporte de órgãos a serem transplantados. A medida atende a um pedido do Programa Estadual de Transplantes (PET), responsável pelo encaminhamento dos órgãos doados, e garante mais agilidade nesse tipo de serviço a 47 hospitais da Região Metropolitana. 

Crivella enfatizou a importância de a Prefeitura contribuir para salvar vidas, tornando mais ágil a chegada de órgãos aos hospitais. 

- Vamos usar as horas de voo que temos direito para ajudar a salvar vidas, possibilitando que o transporte de órgãos seja ainda mais eficiente e ágil, garantindo que mais pessoas sejam atendidas - disse o prefeito. 

Somente neste ano, a Prefeitura tem direito a aproximadamente 60 horas de voo acumuladas.   

Além do traslado por helicóptero, o serviço contará com apoio terrestre de viatura com sirene, prestado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), para o transporte da unidade hospitalar até o local de decolagem.