ASSINE
search button

Mudar faz bem, mas exige cuidados

Compartilhar

Toda mudança faz bem e traz novos ânimos. Há quem deseja trocar o carro. Outros talvez queiram mesmo renovar o sofá, a cama ou as cores da parede. Mas há muitos que querem ou precisam trocar de endereço. Porém, mudar de lar é sempre uma aventura.

Para alguns pode significar oportunidade, realização e alegria. Porém, há aqueles que podem ter o sentimento de perda por deixar para trás o seu cantinho favorito e pessoas conhecidas. E não importa o motivo, seja um novo emprego em outra cidade, o sonho da casa própria realizado ou a família aumentou e casa ficou pequena. O certo é que sempre há aquela expectativa do que virá pela frente.

Por isso, é preciso saber muito bem lidar com situações novas, como, por exemplo, vizinhos, paisagens e horizontes. Sem contar com as preocupações com a decoração dos ambientes e a readaptação dos móveis. Mas antes disso tudo, deve-se ter outro cuidado em mente: transportar com segurança suas coisas de um lar para o outro.

Primeiro de tudo é preciso ter atenção para não cair em algumas armadilhas. Por exemplo, sempre tem aquele "conhecido" que faz mudanças. Ou tem aquele "amigo" que empresta o carro para levar as caixas para a família.

Então, quando vai desembalar suas coisas na nova casa, encontra arranhado ou rachado aquele objeto de decoração da mesa da sala que você ganhou da sua avó.  Para evitar essas frustrações, fuja das "gambiarras" ou do "jeitinho". Portanto, contrate uma empresa séria de transportes para realizar esse serviço.

Além disso, é preciso também saber se preparar para a mudança. Por exemplo, embrulhe tudo separadamente, armazene em caixas e feche com fita adesiva. Somente guarde o que não é perecível. Outra coisa que pode ser de auxílio é identificar cada uma usando caneta de ponta grossa, informando o que são itens de cozinha, de banheiro, roupas e o que é muito frágil. Faça uma relação de tudo que guardou e monte um checklist para não perder nada.

Quando for empilhar as coisas guardadas, armazene primeiramente os objetos maiores e mais pesados. Por cima, coloque somente os menores e mais leves. Para facilitar o acesso, deixe um pequeno corredor no meio de seu espaço de armazenagem e não apoie nada nas laterais das pilhas de caixas. Há também aqueles objetos que talvez não queira guardar em caixas. Para eles, use capas, plástico bolha ou cobertores como proteção.

Realmente, mudanças são sempre trabalhosas. Mas não tenha medo. Elas são sempre bem-vindas, pois dá a chance de progredir, dando espaço ao novo. 

 

 

(*) Consultor de negócios da Zzapting  (www.zzapting.com.br)