ASSINE
search button

OSESP ovacionada em Londres

Compartilhar

Após a realização altamente positiva das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro,a cidade maravilhosa, inclusive com a presença muito festejada do pianista Lang Lang, tocando em concertos exclusivos para convidados, é possível sim ter esporte e cultura, aliás um duo bem agradável. A cidade continua a receber presenças festejadas e queridas como nosso célebre violoncelista maior. Uma das mais importantes orquestras do mundo fará uma única apresentação em São Paulo, e enquanto isso a nossa mais importante orquestra é ovacionada em capital real. Voltaram os enigmas, mas hoje é mais fácil decifrar, e como sempre, basta clicar na foto abaixo e ao som do melhor da música clássica tudo será informado. Boa semana!

OSESP

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, acabou de ser ovacionada, há poucas horas, em Londres. No palco do PROMS, no Royal Albert Hall, para uma platéia de seis mil pessoas, o Brasil esteve realmente representado na melhor de sua exuberância, com a mais importante orquestra do país e a música de seus dois maiores compositores de excelência, Villa-Lobos e Marlos Nobre, pelas mãos da regente americana Marin Alsop. O concerto foi transmitido ao vivo pela BBC de Londres,e o sucesso foi definitivo para colocar o Brasil no palco real com seu verdadeiro Dream Team.

MENESES

A Sala Cecília Meireles apresenta na Série Dell’Arte, dia 26, às 20h, o recital do violoncelista Antonio Meneses ao lado do pianista Cristian Budu. Meneses é um dos maiores violoncelistas da atualidade tendo começado seus estudos aos dez anos e aos dezesseis teve a felicidade de conhecer o grande professor italiano Antonio Janigro, quando obteve logo o convite para ter aulas com o mestre em sua classe em Düsseldorf, mais tarde seguindo para Stuttgart. Após seu icônico encontro com o maestro Herbert von Karajan em concerto memorável no palco da Filarmônica de Berlim, com a presença inclusive dessa colunista na platéia, Meneses começou uma carreira expressiva, o que o levou a ser solista das mais importantes orquestras do mundo, atuando com renomados maestros. O sucesso foi tanto, na época, que o violoncelista continuou a ser regularmente convidado para novos concertos, além de ter sua presença constante nos palcos dos mais festejados festivais internacionais de música. Sua presença é marcante como membro do Beaux Arts Trio, e também como professor titular de violoncelo da Hochschule der Künste de Berna,Suíça. Para o recital no Rio de Janeiro,Antonio Meneses tocará com  um violoncelo Alessandro Gagliano de 1730.

No mesmo palco estará o pianista Cristian Budu,vencedor do 25º Concours International de Piano Clara Haskil na Suíca, e que desenvolve uma carreira já intensa como solista e camerista. No programa do recital o Adagio e Allegro op.70 de Robert Schumann, a Sonata para Violoncelo e Piano Op.38 de Johannes Brahms, as Cenas Cariocas de José Guerra Vicente , a Pampeana nº2 de Alberto Ginastera e o Le Grand Tango de Astor Piazzolla.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

 

FILARMÔNICA DE ISRAEL

Uma das mais prestigiadas orquestras do mundo,a Orquestra Filarmônica de Israel, que em 2016 completa 80 anos,assim como seu aclamado regente, o maestro Zubin Mehta, subirá ao palco da Sala São Paulo no dia 27 de agosto para um concerto beneficente em prol das obras da Federação Israelita do Estado de São Paulo,a Fisesp,do Voluntariado Einstein e da AmigoH,os dois últimos ligados à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. No programa a Abertura Carnaval Op. 92 de  Antonin Dvorák, Daphnis et Chloé – Suíte nº 2 de Maurice Ravel e Ein Heldenleben de Richard Strauss. Leonard Bernstein,que sempre manteve laços estreitos com a orquestra,desde a sua estreia em 1947, tornou-se regente honorário em 1988 e Zubin Mehta passou a ser o regente vitalício.

 

Ingressos e informações: (11)3367-9500

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16 -Campos Elíseos

 

BARROCO ITALIANO

Dia 27, às 20h, um concerto que destaca os compositores do Barroco Italiano, com uma formação pouco comum, com a apresentação de um violoncelo e um theorbe, instrumento da família do alaúde. No mesmo palco da Sala Cecília Meireles, estará o duo formado pela violoncelista Elena Andreyev e Etienne Galletier,theorbe. A violoncelista estudou na França, Rússia e fez seu aperfeiçoamento com Robert Cohen e Christophe Coin. Já Etienne Galletier começou a ter aulas de violão no Conservatório de Chalon-sur- Saône e  com aperfeiçoamento no CNR de Estrasburgo. No programa a Sonata em Sol Maior de Domenico Gabrielli, a Sonata de Giuseppe Jacchini, a Sonata em Si Bemol de Antonio Vivaldi, a  Sonata em Lá menor de Francesco Geminiani, a Sonata em Lá de Antonio Vivaldi e a Sonata em Dó Maior de Francesco Geminiani.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro 

OBRAS SACRAS

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta no dia 27, às 16h, o Concerto com Obras Sacras, com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e como solistas, com a soprano Flávia Fernandes, o tenor Gustavo Quaresma e o baixo-barítono Licio Bruno com a regência de Jésus Figueiredo, Maestro Titular do Coro do TM. No programa a Messa di Gloria de Giacomo Puccini, o Stabat Mater e o Te Deum de Giuseppe Verdi.

Ingressos e informações:  2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Marechal Floriano, S/N - Centro

 

MÚSICA NO MUSEU 

Dia  28, às 11h30, Coral Vozes do Outono e regência de Cléia Gonçalves

Museu de Arte Moderna

Rua Infante Dom Henrique –Centro

 

Dia 30, às 18h, Coral Bom Tempo

Museu do Exercito - Forte de Copacaba

Praça Coronel Eugenio Franco 1 posto 6 - Copacabana

 

Dia 31, às  12h30, Marcos Leite, piano

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março, 66- 4º. andar -sala 26

Dica da semana - Sonata a Kreutzer de Beethoven, por Yuja Wang e Joshua Bell