ASSINE
search button

Agenda: música de câmara, palestras e novas vozes

Compartilhar

Música de Câmara é a sugestão da semana

Semana com muita música de câmara, concerto diferente com quinteto, instituição importante realiza palestras lendárias, novas vozes, talk show em lugar charmoso, espetáculo beneficente e série com concertos diários.

Que bom voltaram alguns enigmas, mas apesar de poucos , não custa nada advinhar, ao som do melhor da música clássica escolhida para agradar os leitores. Como sempre basta clicar na foto abaixo. Boa semana!

FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, com entrada franca, no período de 6 a 8 de dezembro, na Sala Funarte Sidney Miller – Centro do Rio–, uma série de palestras sobre educação e formação em música: o Painel Funarte de Ensino Coletivo de Cordas.

Em sua primeira edição, o encontro reúne palestras de educadores, regentes e coordenadores de projetos sociais, que têm em comum a realização de trabalhos de educação musical, todos especialistas nas suas áreas, com experiência comprovada. A temática principal é a atuação do ensino coletivo de instrumentos musicais e a conexão deste ensino com projetos sociais. Aulas práticas também fazem parte do programa, pois assim o palestrante convidado poderá demonstrar aos inscritos no Painel estratégias de ensino, técnicas de ensaio e de motivação para os aprendizes. Os professores convidados apresentarão resultados experimentados em seus trabalhos e ficam à disposição para perguntas, debates e conclusões complementares.

Informações: 2279-8104

Sala Funarte Sidney Miller

Rua da Imprensa, 16 - Centro - Rio de Janeiro 

PRO CRIANÇA CARDÍACA

Será realizada no dia 21 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal do Riuo de Janeiro, uma noite de solidariedade em benefício do Pro Criança Cardíaca, com a única récita do “O Quebra-Nozes Beneficente – Pro Criança”. Os ingressos já podem ser adquiridos e será de grande importância a ajuda de todos nesse belo evento.

Para mais informações: 3239.4511

www.procrianca.org.br

[email protected]

INSTRUMENTAL NOVA VIDA

A série muito festejada é a Instrumental Nova Vida, um Talk Show conduzido pelo músico, diretor e produtor Teo Lima. O último concerto do ano será realizado no dia 6, às 19h30, e como convidada a Orquestra Oásis do Som, e como sempre a abertura tem a apresentação do Grupo de Louvor Nova Vida. Aos moldes da formação das grandes “Big Bands” americanas a Oásis do Som tem em sua formação: 5 saxofones, 1 clarineta, 4 trompetes, 4 trombones, baixo, guitarra, bateria, percussão e teclado.O grupo executa canções instrumentais que fundem todos os ritmos e suingues latinos com músicas transcritas e adaptadas dos originais norte americanos, viajando em arranjos memoráveis de compositores como: Ron Kenoly, Livingston Faria, Henry Mancini, Ken Parker, Kurt Carr, Paulo Gomes, Alvaro Lopez, New Direction e outros.

A entrada é gratuita e o melhor tem estacionamento no local.

Informações: 25410922

Igreja Cristã Nova Vida

Rua General Polidoro, 165 - Botafogo

CHOPIN

A Sala Cecília Meireles apresenta um concerto diferente, dia 3, às 20h, com programa dedicado aos dois Concertos para Piano e Orquestra de F.Chopin em versão de piano e quarteto de cordas. No palco estará o pianista Flávio Augusto e o Ensemble São Paulo, formado pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violonista  Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suetholz, todos grandes artistas brasileiros. As obras executadas serão o Concerto para Piano Nº 1 em Mi Menor Op. 11 e o Concerto para Piano Nº 2 em Fá Menor Op. 21.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47, Centro 

NOVAS VOZES EM DUAS NOITES NA SALA

Duas noites homenageando o repertório lírico francês com novas vozes brasileiras e a pianista Kátia Balloussier, são as atrações da Sala Cecília Meireles dias 6 e 7, às 20h, dentro da Série Missão Francesa na Sala.

 

Dia 6

Mariana Gomes, soprano

Leonardo Thieze, baixo

Rafaela Fernandes, mezzo-soprano

Luisa Suarez, soprano

Beatriz Simões, mezzo-soprano

Tatiana Nogueira, soprano

Obras de Ernest Chausson, Darius Milhaud, Gabriel Fauré, Reynaldo Hahn, Claude Debussy, Henri Duparc

 

Dia 7

Carla Antunes, mezzo-soprano

Leonardo Thieze, baixo

Tatiana Nogueira, soprano

Marcelo Coelho, barítono

Mariana Gomes, soprano

Luisa Suarez, soprano

Beatriz Simões, mezzo-soprano

Obras de Erik Satie, Francis Poulenc, Olivier Messiaen, Francis Poulenc, César Franck, Georges Auric, Maurice Delage

 

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47, Centro

MÚSICA NO MUSEU

A série comemora seus 19 anos de atividades ininterruptas, e encerra a temporada 2016, neste mês de  dezembro,  com 27 concertos sendo 24 no Rio de Janeiro e 2 em São Paulo e 1 em Porto Alegre. Com várias formações , serão enfatizados os Concertos de Natal e como destaque a homenagem  aos 80 anos da Rádio MEC. Lembramos que os concertos sã todos realizados com entrada franca. 

Dia 2, às 15h

Rio em Canto. Regência Marcelo Saldanha

Programa: Clássicos de Natal 

Museu Histórico Nacional

Praça XV de Novembro s/n- Centro

 

Dia 3, às 17h

Adriana Ballesté, violão. Lançamento de CD 

Programa: Clássicos do violão

Clube Hebraica

Rua das Laranjeiras no.

 

Dia 4, às 11h30

Marcia Brandão, voz e Dilia Costa, piano

Programa: Árias de ópera

MAM – Museu de Arte Moderna

Rua Infante D. Henrique, s/no.

 

Dia 5, às 12h30

Bhia Tabert, voz e Jessica Berdet, voz e violão

Programa: " Quando os rios se encontram”

Biblioteca Nacional

Rua México, s/n – Centro

 

Dia 6, às 12h30 

Coral do Cepel e Coral Eletrobrás

Direção de Crismarie Hackenberg

Programa: Clássicos do Natal.

Museu da República

Rua do Catete 135- Catete

 

Dia 7, às 12h30

Belkiss Campos, soprano, Giuseppe Mauro, tenor, Dilia Tosta, piano

Programa: Árias de ópera, músicas clássicas italianas e espanholas

CCBB- Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º. de Março 66- 4º. Andar- sala 26

THEATRO

Mais um comunicado recebido pela coluna, enviado pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através de sua Assessoria de Comunicação, que transcrevemos abaixo.

“A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro comunica que os seus servidores decidiram, em assembleia realizada em 28 de novembro, retomar as atividades a partir desta terça-feira, 29 de novembro.

A FTM informa também que as récitas da ópera O Boi e o Burro no Caminho de Belém, de Tim Rescala, previstas para os dias 2, 4, 9 e 11 de dezembro foram adiadas para os dias 5, 6, 7 e 8 de janeiro de 2017. Já as apresentações da ópera Jen?fa, de Leoš Janá?ek, serão realizadas nos dias 10, 11, 12 e 14 de março de 2017.

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro lamenta os transtornos decorrentes das mudanças em sua programação. Mais informações pelo telefone 2332-9191.”

Dica da semana - Carmel a Cappela: perfeição canta Vivaldi