ASSINE
search button

E a Temporada?

Compartilhar

Ainda não temos a programação que a cidade merece, mas enquanto isso não é chega, aplaudimos o que, por ora se apresenta. Continua versão de ópera carismática, espetáculo cênico-musical, uma rara oportunidade para jovens e violinista chinesa. Enigmas sempre serão necessários para tentar imaginar que temos alguma opção, nunca perdendo a esperança do Rio de Janeiro voltar a ser a capital cultural do país. Impossível? Tudo ainda será possível. Para relaxar, sempre a dica da semana estará na coluna, basta clicar na foto abaixo e como sempre, com o melhor da música clássica.

Boa semana!

MUSICA BRASILIS

O Circuito Musica Brasilis, é uma série de espetáculos cênico-musicais, idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, já na sua 8ª edição, e após apresentações no Teatro do Espaço Cultural BNDES faz novo concerto na noite de hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles.

O espetáculo ‘O boi no telhado’, é alusivo à chegada ao Brasil do compositor Darius Milhaud, há exatos 100 anos, em 1917. Nos dois anos em que permaneceu no Rio de Janeiro, fez amizade com diversos compositores e, de regresso à França, inspirado nas músicas populares que ouviu durante a permanência no Rio, ele compõe em 1919, “Le boeuf  sur le toit”, tradução do título do tango de José Monteiro - “O boi no telhado”, lançado no Carnaval de 1918.

No programa obras de Darius Milhaud e dos compositores em que este se baseou - Ernesto Nazareth, Marcelo Tupinambá, Álvaro Sandim, Chiquinha Gonzaga - e será interpretado por músicos do grupo Caldereta Carioca com a participação Rosana Lanzelotte (pianoforte). Para reviver o compositor francês, estará em cena o ator Antonio Calloni, narrando trechos de cartas do compositor alusivas ao Brasil.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 - Lapa

 

CARMEN

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro continua as récitas da versão inédita, ‘La Tragédie de Carmen’, uma adaptação do consagrado diretor Peter Brook para a renomada ópera ‘Carmen’,de Bizet. A direção é de Juliana Santos e Menelick Carvalho, uma orquestra de solistas da Orquestra Sinfônica do TMRJ, regida por Priscila Bomfim e Jésus Figueiredo, quatro cantores principais, bailarinos do Corpo de baile do TMRJ e jovens talentos da Escola de Dança Maria Olenewa, coreografados por Marcelo Misalidis.

O diretor de cênico, Peter Brook, em colaboração com o escritor Jean-Claude Carrière e o compositor Marius Constant, em 1983, surpreendeu o mundo da ópera, apresentando, em Paris, sua adaptação de Carmen com duração de apenas 90 minutos. O próprio título da obra, “La Tragédie de Carmen” já deixa clara a intenção do diretor. Brook eliminou muitos personagens - e todos os coros de soldados, crianças e trabalhadores das fábricas - para concentrar a ação nos quatro personagens principais. "tudo foi recortado buscando focar na intensa interação, na tragédia de quatro pessoas", declarou o diretor.

As mais conhecidas áreas foram mantidas e reorganizadas para ser executada por uma orquestra de câmara, sendo, acreditamos, mais desafiadora por ser uma versão mais curta, para os intérpretes e para o público. No elenco como Carmen, Carolina Faria, Lara Cavalcanti e Cinthia Graton. Como D.José,  Eric Herrero, Ivan Jorgensen e Mateus Pompeu. Já Micaela será vivida por Flavia Fernandes, Gisele Diniz e Tatiana Nogueira e para o papel de Escamillo,  Leonardo Neiva, Daniel Germano e Fred Oliveira.

Dias  17 e 18 de agosto às 20h

Dia 12, às 17h

Dia 13, às 11h30, terá apresentação com ingressos a somente R$ 1

Dia 19 de agosto às 20h30

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, s/nº – Centro

VIOLINO E PIANO

A violinista chinesa Yi-Jia Susanne Hou faz recital com o pianista brasileiro Eduardo Monteiro, hoje, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A artista que vem ao Rio pela primeira vez e para uma única apresentação, venceu três prestigiosos concursos internacionais, o Long-Thibaud, na França, o  Lipizer, na Itália e o Sarasarte, na Espanha.

Já Eduardo Monteiro, carioca, é um dos maiores pianistas brasileiros da atualidade. No programa do Duo, o Romance n. 2 em fá maior Op. 50 de L.V. Beethoven, a Sonata Op. 108 para Violino e Piano de J. Brahms, Obsession para Violino Solo de Eugène Ysaÿ, Libertango de Astor Piazzolla,  Wong Luo Bing de Yang Bao Zhi e Tzigane de Maurice Ravel.

No dia seguinte ao concerto, já dia 12, às 15h, a violinista dará uma masterclass para jovens integrantes da Orquestra Maré do Amanhã, na Sala Cecília Meireles.

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, s/n, Cinelândia

ACADEMIA

Estão abertas as inscrições para a próxima turma da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, até o dia 24 de agosto.

As vagas são limitadas para violinos, violas e contrabaixos e jovens entre 14 e 20 anos que sejam moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro poderão concorrer. Os candidatos irão apresentar uma peça de livre escolha e uma leitura musical simples para a banca formada por profissionais da orquestra, dia 27 de agosto, às 11h, na Fundição Progresso.

Informações:  https://petrobrasinfonica.com.br/audicoes

DESAFIOS

Dia 12, às 15h, é dia de videoconcertos, com a realização da série Desafios Musicais, no confortável  Cinema Cultural Justiça Federal.

Ingressos e informações: 3261-2550

Centro Cultural Justiça Federal 

Av. Rio Branco, 241 – Centro

MÚSICA NO MUSEU

A série de concertos realizou um concerto ontem, na Igreja de N.Sra. da Glória do Outeiro, lotada, homenageando sua padroeira. Para a semana os concertos estão abaixo.

Dia 11, às  15h

Violinista Thiago Proença

Programa de Clássicos Internacionais

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 - Centro

Dia 12, às 17h

Grupo Dá o Tom

Programa de Clássicos Brasileiros

Clube Hebraica

Rua das Laranjeiras 336

Dia 13, às 11h30

Pianista Tiago Martins

Programa de Clássicos Brasileiros

Museu de Arte Moderna

Rua Infante Dom Henrique - Centro

Dia 15, às 20h

Café do Lulu com Ana Rita, Andrea Afonso Orro, Thea Simone, Kay Lyra

Direção Musical e Arranjos de Maurício Maestro

Programa de Clássicos Brasileiros e Internacionais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Av. Pasteur, s/n