Descoberto em antiga cidade na Turquia mosaico único que retrata 12 trabalhos de Hércules

JORNAL DO BRASIL ( [email protected] )

Durante escavações que estão sendo conduzidas na antiga cidade de Syedra, na província de Antália no sul da Turquia, foi descoberto um mosaico de aproximadamente 164 metros quadrados retratando o antigo herói mitológico grego Héracles, conhecido como Hércules na mitologia romana.

O mosaico foi encontrado em um banho romano da antiga cidade e retrata os 12 trabalhos de Héracles, filho de Zeus e Alcmena de acordo com o mito.

O mosaico foi desenterrado pela primeira vez em 2019, mas a escavação não foi concluída naquela época e a obra de arte foi reenterrada para sua proteção. A equipe de escavação revelou totalmente o mosaico no final de 2020.

"Nós nunca vimos antes tal mosaico em que a cena mitológica dos 12 trabalhos de Héracles fosse descrita. Também se destaca o fato de que as figuras do mosaico são feitas em dimensões humanas. Nesse sentido, é um mosaico único", disse à agência Anadolu o professor associado Ertug Ergurer do Departamento de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade Karamanoglu Mehmetbey e responsável das escavações em Syedra.

O chefe das escavações informou que se considera que o mosaico, de 7,9 metros de largura e 21,91 metros de comprimento, tinha sido feito no século II d.C, escreve Daily Sabah.

De acordo com a mitologia, em um ataque de raiva, Héracles mata sua esposa. Quando ele pergunta como poderia expiar isso, é-lhe dito para viajar a Tiryns e completar as tarefas pedidas pelo rei Euristeu. Durante 12 anos ele viaja por muitos lugares a fim de completar os 12 trabalhos que lhe foram atribuídos. (com agência Sputnik Brasil)

 

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Oops, este conteudo não se pode carregarporque tem problemas de conexão