CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Zonas com temperatura ideal para colônias humanas são encontradas na Lua

Uma equipe de cientistas da Nasa descobriu que, em algumas estruturas geológicas peculiares conhecidas como "poços lunares", a temperatura é de 17 graus Celsius

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 30/07/2022 às 19:43

Alterado em 30/07/2022 às 19:43

De acordo com a Nasa, durante o dia lunar, a temperatura na superfície da Lua pode atingir 214 graus Celsius Foto: Nasa / Vladimir Vustyansky

O estudo, publicado na revista Geophysical Research Letters, revela que a descoberta é muito interessante para uma futura exploração humana da Lua, já que estas áreas de sombra são locais excelentes para criar estruturas onde se poderá trabalhar e viver.

A temperatura foi medida em um poço de 100 metros de profundidade, no mar da Tranquilidade, indicando uma leve alteração apenas durante o dia lunar.

De acordo com a Nasa, durante o dia lunar, a temperatura na superfície da Lua pode atingir 214 graus Celsius.

No entanto, os especialistas determinaram que a temperatura nos poços parece ser diferente das da superfície.

"Aproximadamente 16 dos mais de 200 poços [já descobertos] provavelmente são tubos de lava em colapso'', afirmou o pesquisador Tyler Horvath.

Com isso, a equipe concluiu que, para a colonização e exploração da Lua a longo prazo, os poços e as cavernas podem oferecer uma maior segurança do que outros possíveis lugares, sendo um precioso trampolim para abrigar colônias humanas. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: