CIÊNCIA E TECNOLOGIA

[email protected]

Publicado em 03/08/2022 às 13:44

Alterado em 03/08/2022 às 13:50

. Pixabay

Um asteroide recém-descoberto se "aproximará" da Terra em poucos dias, revelam dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da agência espacial americana NASA.

O Apollo 2022 OE2 está assim se "aproximando" atualmente em alta velocidade, e deve chegar nesta quinta-feira (4) a 5,15 milhões de quilômetros de nosso planeta em sua própria órbita ao redor do Sol às 08h23, horário de Brasília.

Isso é cerca de 13 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, não representando assim uma ameaça de colisão para a vida na Terra.

De acordo com os cálculos, o corpo celeste viajará a uma velocidade de 32,16 km/s, ou 115.776 km/h, cerca de 40 vezes mais rápido que uma bala de fuzil e cerca de um terço da velocidade de um relâmpago.

É estimado que o asteroide, visto pela primeira vez na última terça-feira (26), meça entre 170 e 380 metros. Com o tamanho máximo nessa faixa, o asteroide seria tão alto quanto o Empire State Building de Nova York, EUA, que tem 381 metros de altitude, sendo ele um dos prédios mais altos da cidade. (com agência Sputnik Brasil)