ASSINE
search button

Lançamentos Paz & Terra

Divulgação -
O FIM DE MILÊNIO - Manuel Castells
Compartilhar

Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’ chega às livrarias

Resultado de 12 anos de pesquisas chega às livrarias pela Editora Paz e Terra o Fim de Milênio, último volume da trilogia A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, do sociólogo espanhol Manuel Castells. A obra, considerada referência nos estudos sobre as transformações sociais da segunda metade do século XX, analisa o colapso da União Soviética, remetendo sua extinção à incapacidade demonstrada pelo estatismo industrial de conduzir a transição do país para a era da informação.

O volume mostra ainda o crescimento da desigualdade, da polarização e da exclusão social em todo o mundo, tomando como exemplo a África, a pobreza urbana e as diversas formas de exploração de menores. Além disso, Manuel Castells analisa a globalização do crime organizado, que afeta profundamente a economia e a política de diversos países. Avalia os fundamentos políticos e culturais da emergência do Pacífico Asiático como a região mais dinâmica da economia global e reflete sobre as contradições da unificação europeia, propondo o conceito de Estado em rede.

Nesta edição revista e ampliada, foi incluído novo prefácio, escrito anos depois da publicação original da obra, onde o autor reflete sobre as transformações sociais e avalia a teoria apresentada na conclusão geral da trilogia, também presente neste volume. Já nesta última parte, Castells reúne seus argumentos e descobertas, apresentando para o leitor uma interpretação sistemática do nosso mundo na virada do milênio.

SOBRE O AUTOR - Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na California University, em Berkeley, Estados Unidos, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros, entre os quais a trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (Paz & Terra). Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles, Estados Unidos.

O FIM DE MILÊNIO - (End of Millennium) - Manuel Castells - Tradução: Klauss Brandini Gerhardt; Roneide Venancio Majer; Thiago Ponce de Moraes. 

O Thatcherismo de 1980 e a semelhança com os dias atuais

Macaque in the trees
ESTRATÉGIAS PARA UMA ESQUERDA RACIONAL - Eric J. Hobsbawam (Foto: Divulgação)
 

Como fazer para derrotar uma administração reacionária que pretende destruir todas as conquistas sociais da classe trabalhadora? Em Estratégias para uma esquerda racional, Eric J. Hobsbawm, que analisa a Grã-Bretanha de Margaret Thatcher na década de 1980, defende que há solução: o fim da esquerda sectária e emocional e a união de todos os rivais numa frente ampla. Para o autor, as consecutivas vitórias do Thatcherismo, mesmo em uma gestão marcada por privatizações, enfraquecimento das forças sindicais e alto índice de desemprego, são resultados do sistema eleitoral e da fragmentação da oposição.

“Se houvesse necessidade de justificar a publicação de um livro com esses textos de cunho ocasional, o motivo residiria no fato de eles representarem um ponto de vista de consistência razoável a respeito de temas que exibem um contínuo interesse, dentro da política britânica e do debate internacional sobre as esquerdas. Esses temas são tão particulares, quanto nacionais, gerais ou globais.” – trecho de Estratégias para uma esquerda racional.

O livro, embora centrado no caso inglês, apresenta semelhanças e reflexões pertinentes no mundo atual.

SOBRE O AUTOR -Eri c J. Hobsbawam nasceu em Alexandria, no Egito, em 1917, e faleceu em Londres, na Inglaterra, em 2012. Foi educado em Viena, Berlim, Londres e Cambridge. Lecionou, na maior parte da sua carreira, no Birbeck College, da London University. Entre seus livros, destacam-se os seguintes, publicados no Brasil pela Paz e Terra: A era do capital, A era dos impérios, Mundos do trabalho, Trabalhadores, Revolucionários, A invenção das tradições e Bandidos.

ESTRATÉGIAS PARA UMA ESQUERDA RACIONAL - Eric J. Hobsbawam - Tradução: Anna Maria Quirino - 336 págs. | R$ 69,90.

Divulgação - ESTRATÉGIAS PARA UMA ESQUERDA RACIONAL - Eric J. Hobsbawam