ASSINE
search button

Que ato!

DIVULGACAO -
Manifestantes levam cartezes para o ato
Compartilhar

Foi uma sexta-feira memorável. No Dia Internacional da Mulher, jovens, senhoras, parlamentares e atrizes foram as protagonistas da noite que transformou a praça da Cinelândia em um grande ato. Foram elas, afinal, que tomaram as ruas do centro da cidade, exigindo respeito aos seus direitos e justiça para a vereadora assassinada Marielle Franco. A Reforma Previdenciária, assim como o governo Bolsonaro, também foi alvo de gritos e cartazes enfurecidos. Mônica Benício, Luyara Franco, Jandira Feghalli, Talíria Petrone, Benedita da Silva e muitas outras marcaram presença na grande Manifestação. Sem dúvida alguma, foi uma noite inesquecível para os brasileiros. A exemplo das grandes nações no mundo, o Brasil também mandou um recado claro aos machistas de plantão.

CHEGA A NOTÍCIA DE QUE NO CHILE, dois militares da ditadura Pinochet estão sendo responsabilizados criminalmente pela morte por decapitação da jovem uruguaia Mónica Benaroyo Pencu. A jovem havia sumido em 1973, e seu corpo foi escondido na cidade de Arica, no Chile.


O QUE VEM POR AÍ

-

A semana promete ser boa para quem gosta e acompanha os rumos da política internacional. O ministro de Relações Exteriores, o diplomata Ernesto Araújo, tem um encontro com os principais representantes do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em pauta, a situação na Venezuela. Ernesto Araújo tem a difícil missão de convencer esses países a declarar apoio ao governo de Juan Guaidó. O problema é que no Brics, apenas o Brasil reconhece a legitimidade de Guaidó. China, Rússia e Índia estão com Maduro, um "problemão" para o ministro...


GRANDE DAMA DA BONDADE

Acervo pessoal/Instagram -
Uma das mais belas fotos de Gisella

Toda e qualquer homenagem para a "Grande Dama da Bondade", Gisella Amaral, que nos deixou há menos de dois meses, é justa e merece destaque. No dia de sua morte, um grupo de amigos liderado por Pedro Grossi pediu ao prefeito Marcelo Crivella: "Dê ao Rio o presente de perpetuar a passagem dessa mulher que tanto fez pela cidade". Crivella não pensou duas vezes. Na noite de sexta-feira, ele ligou para Pedro com a boa notícia: na Lagoa, em frente à Praça Almirante Custódio de Melo, entre as avenidas Borges de Medeiros e Lineu de Paula Machado, será inaugurada a Praça Gisella Amaral. Um ato digno de elogios ao prefeito, que fecha o Carnaval com chave de ouro.


O RETORNO

-

Uma das maiores escritoras do Brasil, Nélida Piñon está de volta ao Rio de Janeiro após um ano de imersão literária em Lisboa, trabalhando no seu próximo livro. Primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, a nova obra de Nélida se chama "Uma Furtiva Lágrima", onde a autora relembra amigos do mundo da escrita, como Natália Correia e Lygia Fagundes Telles, a quem se dirige por vezes como se fosse por cartas. Nélida Piñon foi homenageada na edição deste ano do Correntes d'Escritas e recebeu, no dia 1 de Março, o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019, atribuído pela Universidade de Évora.


VOSSA EXCELÊNCIA

-

Autointitulado Presidente de nossa República, a chegada de José de Abreu na noite de sexta-feira causou alvoroço no aeroporto Galeão. Muitos fãs e simpatizantes foram receber o ator, que chegou de viagem da Grécia. Após ser recepcionado pelos presentes com muita festa, Zé de Abreu tratou de entrar na brincadeira: fez um discurso ainda no saguão do aeroporto, e com direito a juramento, levando todos à loucura. O ator ainda teve tempo de dar um pulo na Cinelândia, onde acontecia um ato pelo Dia Internacional da Mulher. Por lá, mais fotos, beijos e agrados. E, olha, se dá na cabeça do Zé concorrer nas eleições em 2022, ainda mais com a querida Hildegard Angel como porta-voz do governo, periga ganharmos fácil


O DISPUTADO LEANDRO

-

Com a saída do carnavalesco da Mocidade Independente, começaram rumores de que o campeão Leandro Vieira, cujo contrato com a Mangueira termina agora, deixaria a sua escola pela de Padre Miguel. Ouvimos Leandro, e ele nos disse, encerrando o assunto: "Isso é conversa fiada". Leandro é da Mangueira, ninguém tasca, a verde e rosa viu primeiro.