Os melhores alimentos para fortalecer seus pulmões

WILSON RONDÓ JR ( [email protected] )

[email protected] ( [email protected] )

A sua saúde pulmonar é o melhor indicativo de longevidade, portanto, é algo que você precisa ter bastante atenção. Após os 40 anos, a função pulmonar começa a declinar, com maior ou menor velocidade.

Isso depende de fatores ambientais, como exposição a poluentes e hábitos de vida, e especialmente a alimentação, atividade física e tabagismo. Portanto, é fundamental enfatizar na sua dieta os melhores alimentos que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento precoce dos seus pulmões. São eles:

 

Polifenois

São uma classe de mais de 8.000 compostos produzidos por plantas. Dependendo da sua estrutura química, se dividem em:

Flavonoides: são os compostos como catequinas, epicatequinas, proantocianidinas, taninos condensados, antocianinas e quercetina.

Não-flavonoides: o mais conhecido é o resveratrol, mas esta categoria também inclui álcoois fenólicos e elagitaninos.

Apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória, além de reduzirem riscos de doenças crônicas. Tratam-se de compostos que geram as cores vibrantes, às frutas, vegetais e sementes, que reduzem o risco de:

hipertensão

diabetes

doenças cardíacas

disfunção erétil

câncer

agregação plaquetária

osteoporose

disfunção cerebral

 

Antocianidina e proteção da saúde pulmonar

Ajudam a retardar os sintomas desfavoráveis da doença pulmonar obstrutiva crônica e manifestações do envelhecimento do sistema respiratório. Lembre-se que a partir dos 30 anos é quando começa o declínio da função pulmonar. Esta situação de declínio mais rápido depende de fatores tais como:

alimentação refinada industrializada e carnes de animais confinados

falta de atividade física

tabagismo

exposição a poluentes

patologias associadas

Em um estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition, em 2016, avaliou-se 463 adultos com idade média de 44 anos. Os parâmetros de avaliação relacionavam a dieta de cada um a um teste de espirometria (que mede o volume de ar que você pode exalar após uma inspiração profunda).

Os participantes que ingeriam mais antocianinas tiveram um melhor resultado quando comparados com os outros que não ingeriam. A conclusão dos autores do estudo é que a população em geral poderia se beneficiar com o consumo de mais frutas ricas nesses flavonoides, como:

morangos, cerejas, mirtilos, cranberries, ameixas, framboesas, groselhas pretas, melancia, amoras, pêssegos, peras, maçã, cacau

pimentão, tomates, repolho roxo, batatas roxas

chá preto, verde, branco e oolong

E o principal e único alimento que contém todos os polifenois (flavanoides e não-flavanoides), são as uvas roxas, vermelhas e brancas, especialmente quando passam pelo processo de fermentação. Portanto, lembre-se que o vinho de qualidade contém todos esses elementos integrados, agindo em conjunto, potencializando seus benefícios terapêuticos além de neutralizar o efeito desfavorável do álcool.

Para isso, consuma o vinho como “prescrição médica”, ou seja, com moderação (1 taça por dia para mulheres e 2 taças por dia para homens) ou de acordo com orientação do seu médico. Assim você certamente estará melhorando também a sua saúde pulmonar.

_______

Referências bibliográficas:

• Food-info.net, Anthocyanins and Anthocyanidins

• Science Daily May 21, 2018

• Medicinenet.com May 21, 2018

• World’s Healthiest Foods, Flavonoids

• Linus Pauling Institute, Flavonoids

• Superfoodly, September 8, 2017

• Phenol-Explorer, Foods Containing Epicatechin

• Livro Meu doutor: O Vinho. 2022

Dr. Wilson Rondó Jr.

CRM RJ 52-0110159-5

Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo

Registro nº 058357

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.

Oops, este conteudo não se pode carregarporque tem problemas de conexão