Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Séries seriadas no streaming. Ou o prazer de se ver um episódio por semana de sua série favorita

...

Publicado em 08/07/2022 às 09:40

Alterado em 08/07/2022 às 09:45

Tom Leão Foto: JB

Com a popularização dos serviços de streaming, ver séries de uma tacada só (maratonar) tornou-se uma coisa comum. Em vez de se assistir a um capítulo por semana, como fazíamos anteriormente, as pessoas começam a ver uma nova produção que foi lançada na sexta-feira, e vê tudo até domingo. Eu, particularmente, continuei à moda antiga, fazendo uma ‘grade’ de séries para assistir durante a semana, uma diferente por dia. A não ser em caso de trabalho - quando vejo o screeners que recebo adiantado, para fazer a coluna -, prefiro assim.

Mas, às vezes, esse jeito de se ver séries causa um efeito negativo. Fala-se muito de determinado programa, quando ele estreia, todo mundo assiste de enfiada e, depois, já era, a fila andou. Isso tem causado problemas de marketing para a Netflix, por exemplo, cujo catálogo é quase todo lançado de uma vez (das raras que não é assim lá é ‘O Expresso do amanhã’, que é uma produção da TNT, não Netflix). Por isso, as séries passam e não ficam nos trends por muito tempo.

 

Macaque in the trees
'The Boys', cujo ultimo episódio da terceira temporada, chega hoje, ao Prime Vídeo, se beneficiou do esquema de lançar um capítulo por semana (Foto: reprodução)

 

Diferentemente do que acontece com a badalada ‘The Boys’, do Prime Video, por exemplo. A cada semana rola um burburinho em torno de como será o próximo episódio e, assim, a série tem superado seus níveis de audiência a cada capítulo (ou seja, aumentando a base de assinantes da plataforma da Amazon), tendo batido recordes a cada episódio, e ficando no boca-a-boca durante a semana. Não à tôa, Amazon trouxe para o Brasil os principais atores para um evento esta semana.

Por conta disso, Netflix já pensa em mudar o jeito de lançar algumas de suas séries mais cotadas. Como ‘Strangers Things’, por exemplo, cuja quarta temporada chegou em duas partes/volumes (todos que maratonaram a primeira parte ficaram na seca aguardando pela segunda metade).

Contudo, existem, serviços de streaming, como Starzplay, por exemplo, cujas séries principais só são exibidas assim, um episódio por vez. A maioria lançada aos domingos. É o caso da produção de época ‘Becoming Elizabeth’ (em andamento), do drama ‘P-Valley’, que acabou de voltar com a segunda temporada, e de outras. Como a mexicana ‘El Refugio’ e o remake de ‘Queer as folk’, que estreia no fim do mês. Assim, mantem-se o freguês cativo. E na espera da volta de certas produções. Eu, por exemplo, estou na expectativa da segunda temporada de ‘Express’ (já renovada) e na terceira de ‘High Town’ (ainda não renovada). É uma sensação gostosa.

Este é o caso também do Paramount+. Até porque, estas plataformas (Starzplay e Paramount+) não possuem catálogos inflados, precisam ir chamando a atenção dos assinantes aos poucos. Eu acho que isso funciona muito bem. Recentemente, acompanhei no P+ com emoção renovada a cada semana, a minissérie limitada ‘The Offer’ (que conta a pauleira que foi filmar e lançar ‘O poderoso chefão’). No momento, acompanho com expectativa cada novo episódio de ‘Star Trek: strangers new worlds’ (toda sexta), série prequel da ‘Star Trek’ original dos anos 60, que traz de volta o espírito da velha Enterprise, como se a gente nunca tivesse visto antes. Outro sci-fi da plataforma, ‘O homem que caiu na terra’, também é semanal.

Séries assim, com base de fãs fortes, são as que mais rendem no esquema um capitulo por semana. É o caso das produções Marvel e do universo Star Wars, exibidas pelo Disney+, como a recém-encerrada ‘Obi-Wan Kenobi’, spin-off pregresso do mestre Jedi, com eventos ocorridos antes do começo da saga Star Wars. E com a cativante ‘Only murders in the building’, que voltou com a segunda temporada faz duas semanas, no Star+. Desvendando várias pistas por capítulo, esta comédia de crime nos faz ser parte do time de investigadores. É muito legal saber que, num dia da semana, teremos um episódio inédito e fresquinho, que veremos junto com todos no planeta.

 

STREAMINGS+

* O Paramount+ terá em julho várias estreias exclusivas. Entre os destaques estão: ‘Adriano, imperador’, série documental sobre a lenda do futebol (a partir de 21 de julho); o novo filme animado de ‘Beavis & Butthead’ (dia 14); a segunda parte do especial ‘South park: guerras do streaming’ (dia 14); a nova série da comediante Vanessa Bayer, ‘I love that for you’ (dia 21); e também o filme ‘Desejo inconcebível’, com Nicolas Cage (dia 28).

 

Macaque in the trees
Minissérie sobre o jogador de futebol Adriano, estreia dia 21, no Paramount+ (Foto: divulgação)

 

Macaque in the trees
Série documental, sobre o assassinato de Daniela Perez, chega ao HBO Max (Foto: divulgação)

 

* Aliás, para este mês de julho, a plataforma traz uma promoção por tempo limitado: entre os dias 5 a 13, o serviço de streaming oferece assinatura por três meses com 50% de desconto.

* A HBO Max anunciou a série documental original ‘Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez’, que estreia com exclusividade na plataforma de streaming para toda a América Latina, em 21 de julho. Com direção de Tatiana Issa e Guto Barra, que também assina o roteiro, a produção de cinco episódios reconstitui com detalhes os fatos e o julgamento do caso que impactou o Brasil no início dos anos 90.

* A nova série do Disney+, ‘Sempre fui eu’, estrelada pela atriz e cantora Karol Sevilla, o cantor Pipe Bueno e o ator Christian Tappan, já tem data de estreia na plataforma: chegará ao Brasil no dia 20 de julho. A série apresenta uma história de mistério e romance ambientada no paradisíaco Caribe colombiano.

* A Starzplay anunciou o início da produção de ‘Yellow’ (título provisório), seu primeiro projeto em língua espanhola, a ser filmado e produzido no México. A série de comédia dramática será estrelada por Tessa Ia (“De Brutas, Nada”), Lizeth Selen (“Rebelde”) e Martín Saracho (“Quién Mató a Sara?”), e dirigida por Sofia Auza (“Adolfo”) e Silvana Aguirre (“El Chapo”). Yellow estará disponível pela Starzplay na Europa e América Latina, e pela Pantaya, nos EUA e Porto Rico.

* O Sesc Digital disponibiliza a websérie inédita “Sem título - Conversas no acervo Sesc de arte” em sua plataforma a partir de 5 de julho. Ela retrata os diferentes pontos de vista de personalidades que debatem sobre obras do Acervo Sesc de Arte.

Redes sociais: @tomleao

Tags: