Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Preview: ‘Crimes do futuro’; mais cronenberg, impossível. No MUBI

...

Publicado em 15/07/2022 às 10:33

Alterado em 15/07/2022 às 14:59

Tom Leão Foto: JB

O novo filme de David Cronenberg, ‘Crimes do futuro’ (‘Crimes of the future’, mesmo nome de um antigo filme seu, com o qual este não tem nenhuma ligação), estreia hoje nos cinemas do Brasil; e dia 29 de julho, estará na plataforma de streaming MUBI. O filme foi lançado no último festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro na categoria principal.

Quem conhece a filmografia de Cronenberg não vai estranhar o assunto enfocado na trama. Quem nunca viu nada do canadense achará bastante bizarro. Ele volta ao sci-fi, e eu diria que este fecha uma espécie de ‘trilogia da carne’, começada com ‘Videodrome’ (82), passando por ‘eXistenZ’ (99) e culminando neste. Em comum, o fato de se passarem num mundo que não é exatamente o nosso, e tratarem de temas como a evolução humana através da cibernética e do sexo.

 

Macaque in the trees
Em 'Crimes of the future', David Cronenberg volta à velha forma, dos filmes sci-fi bizarros, na linha de 'Videodrome' e 'eXistenZ', exclusivo do MUBI (Foto: Foto: Nikos Nikolopoulos)

 

Dos sinais de vídeo (‘Videodrome’) aos implantes neurais (‘existenz’, que, aliás, ia se chamar ‘Crimes of the future’), até chegar neste, onde os humanos experimentam modificações genéticas dos órgãos a fim de alcançar o prazer e fazer evoluir o corpo. Não à toa, a frase de efeito dita por um dos personagens, Timlin (Kristen Stewart), é ‘Cirurgia é o novo sexo’ (em ‘Videodrome’ era ‘vida longa à carne nova’).
No caso, a trama envolve uma artista performática, Caprice (Léa Seydoux, ótima), que usa seu companheiro, Saul Tenser (Viggo Mortensen), como instrumento de sua arte, que consiste em realizar cirurgias abertas em clubes underground (já que é uma prática proibida), na qual mostra a evolução dos órgãos da pessoa (!). Acabam atraindo a atenção de uma fã do casal, Timlin (Kristen Stewart), que desenvolve pesquisas de transformação corporal.

As performances do casal me lembraram a de uma artista japonesa anônima que fazia algo parecido nos anos 90/00 (transmitia suas cirurgias plásticas ao vivo). No filme, eles não podem transmitir as cirurgias, por ser proibido (inclusive, a polícia está atrás do grupo, porque o corpo de uma criança morta será operado numa das performances). E, definitivamente, o sexo não existe mais como conhecemos. Evoluiu para algo bem mais, digamos, ‘orgânico’.

Já deu para sacar que é um filme bem esquisito, bem ao gosto de Cronenberg, que fará 80 anos em 2023. Aliás, a fotografia é meio suja/amarelada, como a de ‘Videodrome’. E a boa trilha, mais uma vez, a cargo de Howard Shore, que traduz, como poucos, o clima Cronenberguiano em sons. Tudo se casa.

E, assim, MUBI segue sendo a plataforma que lança os filmes mais alternativos, logo após sua passagem pelos cinemas, ou os ainda inéditos no Brasil.

 

STREAMINGS+

*O Star+ anuncia a data de estreia de ‘Candy’, novo drama criminal baseado em acontecimentos reais, estrelado por Jessica Biel. A minissérie, ambientada no Texas em 1980, chega à plataforma de streaming no dia 27 de julho com seus cinco episódios.

*O Paramount+ anunciou para o próximo dia 16 de julho a estreia do longa de animação inédito ‘Beavis & Butt-head do the universe’, que traz de volta os famosos personagens da MTV, dos anos 90.

 

Macaque in the trees
Jessica Biel vem aí em 'Candy', minissérie baseada em fatos reais, do Star+ (Foto: divulgação)

 

*Baseada no best-seller homônimo do escritor argentino Tomás Eloy Martínez, ‘Santa Evita’ chegará exclusivamente ao Star+ em 26 de julho; narra a misteriosa história por trás do corpo embalsamado da primeira-dama argentina Eva Perón, que foi escondido durante 16 anos, tornando-se uma lenda. A série é composta por sete episódios.

*O Disney+ anunciou que “Eu Sou Groot”, a mais nova produção da Marvel Studios, estreia no catálogo do streaming em 10 de agosto. A produção é uma coleção de cinco curtas originais estrelados pelo Baby Groot, a pequena árvore de ‘Guardiões da Galáxia’, e contará com personagens novos e diferentes. Todos os cinco curtas estarão disponíveis para os espectadores a partir do lançamento.

*Já está disponível no MUBI o aclamado documentário ‘This much I know to be true’, de Andrew Dominik. Filmado em locações em Londres e Brighton, o filme registra o relacionamento criativo de Nick Cave e Warren Ellis, enquanto dão vida às canções de seus dois últimos álbuns de estúdio, ‘Ghosteen’ (Nick Cave & The Bad Seeds) e ‘Carnage’ (Nick Cave & Warren Ellis). Participação especial de Marianne Faithfull.

*Aproveitando a celebração de aniversário da HBO Max, a plataforma de streaming divulga o início das gravações de ‘Franjinha e Milena em busca da ciência’, nova série live action coproduzida pelo Cartoon Network em parceria com a Biônica Filmes e a Mauricio de Sousa Produções. A série, ainda sem data de estreia, será protagonizada por Fabrício Gabriel (Franjinha) e Bia Lisboa (Milena).

*A Pluto TV, streaming de televisão gratuito, lança neste mês de julho quatro novos canais: UOL (canal 147) e MTV MIAW (914), além dos canais exclusivos MTV Catfish (canal 260) e Mestres do Ilusionismo (canal 260). Todos já estão disponíveis.


Redes sociais: @tomleao

Tags: