Fiat Uno sai de linha após 37 anos com edição limitada do Ciao
A Fiat anunciou que o modelo Uno vai sair de linha no Brasil após 37 anos e que, para marcar a "despedida de um ícone", lançará uma edição limitada e especial do Uno Ciao. Serão apenas 250 modelos produzidos ao custo de R$ 84.990.
"A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno, cuja produção se encerra depois de 37 anos de história", diz o comunicado da empresa.
Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, o Fiat Uno já acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas, conforme informou a marca.
"Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração", disse o diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, Herlander Zola.
O diretor lembra que o modelo "foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória".
O Fiat Uno Ciao será numerado e terá uma configuração exclusiva, sendo que todas as unidades serão pintadas de Cinza Silverstone com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.
"As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase 'La Storia di uma Leggenda' ('a história de uma lenda'). O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas", diz ainda a empresa.
A plaqueta numerada de produção ficará dentro do painel no interior do carro, que terá um "padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel".
O modelo ainda conta com "ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis".(com agência Ansa)