CRIPTOMOEDAS

Mídias sociais e Bitcoin - o que eles têm em comum?

...

Por JB CRIPTOMEDAS

Publicado em 12/04/2022 às 10:30

Alterado em 12/04/2022 às 10:30

O real digital surge quando a criptomoeda Bitcoin anda muito em baixa Marco Verch / Bitcoin broken in half

Muitos analistas argumentam que as mídias sociais podem influenciar as flutuações dos preços das criptomoedas, para cima ou para baixo. Isso ocorre porque os movimentos de preços das criptomoedas são em grande parte impulsionados pela percepção do público, muitas vezes moldada por notícias de mídia social. Portanto, notícias emergentes sobre uma moeda digital hackeada podem afetar facilmente os investidores e causar uma queda significativa nos preços. Por outro lado, informações postadas nas mídias sociais sobre investidores que compram Bitcoin em larga escala podem aumentar enormemente os preços. No entanto, criptomoedas e mídias sociais estão relacionadas. O artigo a seguir explora a relação entre mídia social e Bitcoin.

 

Conscientização do Bitcoin

Bitcoin é a criptomoeda mais famosa com a maior capitalização de mercado. Além disso, é uma moeda digital que os usuários só podem acessar online. Portanto, as plataformas online são essenciais para educar as pessoas sobre o Bitcoin e como usá-lo. Hoje, a mídia social é a plataforma mais comum que a maioria das pessoas usa para acessar notícias e aprender sobre novas tecnologias como o Blockchane.

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, entendeu a essência das mídias sociais e até criou um fórum popular chamado BitcoinTalk. Essa plataforma hospedava discussões relacionadas a criptomoedas, permitindo que as pessoas aprendessem sobre Bitcoin. Muitos líderes do setor há muito usam redes de mídia social, como Twitter e Facebook, para promover sua adoção e uso.

Hoje, várias exchanges de criptomoedas, incluindo Bitcoinera, têm redes de mídia social dedicadas que tornam as notícias sobre criptomoedas mais acessíveis ao público. Assim como no Bitcoin, qualquer pessoa com um smartphone e uma conexão com a internet pode acessar plataformas de mídia social em todo o mundo. A mídia social facilitou o compartilhamento de informações e a construção de comunidades, permitindo que mais pessoas aprendam sobre Bitcoin em todo o mundo.

 

Movimentos de preços

A mídia social também tem um enorme impacto nos movimentos de preços do Bitcoin devido à sua capacidade de moldar os olhos do público. Um relatório recente descobriu que cerca de 4,48 bilhões de pessoas são usuários ativos de mídia social em todo o mundo. Esses números aumentaram 13% no ano passado e continuarão a aumentar. Essas pessoas dependem principalmente das mídias sociais para tomar decisões de compra, incluindo comprar ou investir em Bitcoin.

Imagine que até metade dos 4,48 bilhões de usuários de mídia social sejam positivos sobre o Bitcoin. Os preços disparariam rapidamente. Consequentemente, comentários negativos também podem ter um efeito devastador no preço do Bitcoin. Muitos usuários ativos de mídia social em todo o mundo permitem que ele seja facilmente influenciado pela percepção do público, fazendo com que o preço do Bitcoin caia ou suba.

 

Análise de mercado

As plataformas de mídia social são sinônimos de alertas de notícias, permitindo que as pessoas acessem informações valiosas antes mesmo que as principais organizações de mídia as transmitam. Diversas plataformas de mídia social existentes hoje publicam toneladas de informações que ajudam investidores e traders a analisar o mercado de criptomoedas.

Ao contrário das principais organizações de mídia, a mídia social oferece notícias em tempo real e informações sem censura de usuários individuais. Isso torna mais fácil julgar o que o público pensa ou pretende fazer sobre o Bitcoin sem depender de informações de "segunda mão". Redes de mídia social como o Facebook ainda têm ferramentas analíticas para permitir que os usuários coletem e analisem com precisão os dados de que precisam.

 

Blockchain e redes sociais

Alguns estudos também mostraram que a tecnologia blockchain subjacente ao Bitcoin pode ser integrada às mídias sociais para aumentar a produtividade e os dados controlados pelo usuário. Blockchain é uma rede descentralizada que suporta redes sociais e compartilhamento de conteúdo, bem como um sistema B2B em transações Bitcoin. Também pode facilitar a criptografia de ponta a ponta, dando ao usuário controle sobre os dados, eliminando intermediários das interações sociais.

O fluxo constante de informações nas mídias sociais facilita para os usuários acompanhar as tendências do mercado de criptomoedas sem precisar depender de ferramentas analíticas sofisticadas, influenciadores do setor ou organizações de mídia. No entanto, você não deve tomar decisões de investimento em Bitcoin com base apenas em notícias de mídia social. Em vez disso, faça mais pesquisas sobre outras criptomoedas e plataformas relacionadas a investidores para entender o mercado e como funcionam os investimentos em Bitcoin.

Tags: