CRIPTOMOEDAS

A mineração de Bitcoin está morta?

.A mineração de bitcoin tem crescido, e questões sobre sustentabilidade começaram a surgir. Este artigo explica por que a mineração Bitcoin ainda não está morta

Por JB CRIPTOMEDAS

Publicado em 08/02/2023 às 21:58

Alterado em 08/02/2023 às 22:01

Representação gráfica da criptomoeda Bitcoin Foto: Jack Guez / AFP

Para a maioria das pessoas, utilizar Bitcoin é tão simples quanto transferir Bitcoin de uma pessoa para outra. De fato, a Bitcoin é uma moeda digital peer-to-peer que permite tais transações. No entanto, poucas pessoas conhecem o processo que cria a nova Bitcoin. No sistema financeiro tradicional, o banco central cunha a nova moeda. Os mineiros de Bitcoin cunham nova Bitcoin.

 

O que é a mineração de Bitcoin?

A mineração de Bitcoin é o processo de produção de novas Bitcoin. Envolve mineiros que utilizam sistemas computacionais robustos para resolver complexos quebra-cabeças matemáticos. A blockchain de Bitcoin utiliza o sistema Proof of Work, que consome muita energia. A mineração de Bitcoin consome tanta energia que já levantou preocupações crescentes. No Ethereum Code é possÍvel saber mais sobre negociação.

Atualmente, a indústria de mineração Bitcoin consome mais energia do que o consumo de energia de muitos países. A elevada demanda de energia tem empurrado pequenos mineiros para fora enquanto deixa as grandes empresas assumirem o controle. Estas grandes empresas de mineração têm os recursos para atender às altas demandas de energia.

Há duas formas de mineração de Bitcoin. Primeiro, você pode extrair a Bitcoin individualmente. Aqui, você utilizará seu sistema de computador e recursos para extrair a Bitcoin. Quando você resolver enigmas matemáticos complexos com sucesso, você ganhará recompensas em termos de Bitcoin.

Em segundo lugar, há a mineração de pool. A mineração de pool é onde uma rede de mineiros se reúne para extrair Bitcoin. Ao contrário da mineração individual, onde apenas uma pessoa minera, sendo que a mineração de pool envolve vários mineiros resolvendo os mesmos complexos quebra-cabeças matemáticos. Se os mineiros resolverem o quebra-cabeça com sucesso, os membros da pool compartilham a recompensa.

 

Influência de grandes empresas de mineração

tualmente, grandes empresas de mineração dominam a mineração Bitcoin. Estas empresas têm investido em grandes fábricas de mineração onde muitas pessoas participam do processo de mineração. Em muitos casos, estas enormes fábricas de mineração funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. A participação de grandes empresas de mineração tem algumas implicações para a indústria mineradora Bitcoin.

Para começar, as grandes empresas de mineração estão empurrando para fora os pequenos mineiros, incluindo os mineiros individuais. É quase impossível obter lucro por ser um mineiro individual. Os grandes mineradores investiram em sistemas computacionais mais poderosos e avançados que facilitam a mineração de Bitcoin.

Por um lado, pode-se ver o aumento da participação de grandes empresas mineradoras como uma indicação de que a mineração Bitcoin não está morta. Caso contrário, nenhuma empresa investiria tanto em algo sem um bom retorno sobre o investimento. As grandes empresas devem estar obtendo bons lucros para mantê-las em atividade.

Por outro lado, o fato de que os grandes mineradores estão empurrando para fora os mineiros menores poderia significar que a indústria está morrendo. A participação de todos os players, incluindo os grandes e pequenos, caracteriza um setor que não está morrendo. O domínio dos grandes mineiros poderia criar um monopólio na mineração Bitcoin, que não é adequado para uma indústria em ascensão.

 

Capitação da Bitcoin

Bitcoin tem uma capitação. Os mineiros gerarão apenas 21 milhões de bitcoins e já produziram mais de 91% deste número, deixando uma porcentagem minúscula para minerar. A implicação é que eles atingirão o limite máximo em breve. E quando isso acontecer, então não haverá mais mineração de Bitcoin.
Consequentemente, a mineração de Bitcoin está morrendo. Quando os mineiros produzirem a última Bitcoin, então a indústria fechará. Embora ainda seja viável agora, a viabilidade está diminuindo gradualmente. Em apenas alguns anos, a mineração de Bitcoin cessará.

 

Conclusão

A mineração de bitcoin está morrendo. Mais de 91% da quantidade máxima de Bitcoin que os mineiros alguma vez produzirão, ou seja, 21 milhões, já está em circulação. Questões com alto consumo de energia e os efeitos ambientais associados também estão causando a morte da indústria. Ainda assim, mudanças no protocolo Bitcoin e o uso de fontes renováveis de energia poderiam revitalizar o setor de mineração Bitcoin.

Tags: