ASSINE
search button

Festival de Vitória: Dira Paes receberá homenagem por dedicação ao cinema

Com o ato, Dira entra na seara formada por nomes como Paulo José e Betty Faria

Compartilhar

O Festival de Vitória - antigo Vitória Cine Vídeo - tem uma tradição já incensada entre a turma da sétima arte: todo ano escolhe uma figura do cinema, de peso nacional, para ser o grande homenageado do festival. Nomes como Paulo José, Betty Faria e Matheus Nachtergaele figuram nessa seara que, nesta quinta-feira (16) contará com Dira Paes. É que a atriz foi a escolhida dessa 23ª edição e receberá uma homenagem no imponente Teatro Carlos Gomes, no Centro Velho da Ilha de Vitória, no Espírito Santo.

Dira foi escolhida, segundo o festival, por ser "dona de papéis inesquecíveis no cinema, teatro e televisão". "A paraense Dira Paes conquistou o coração do público brasileiro com interpretações cômicas e dramáticas, emprestando sua beleza mestiça e seu carisma a personagens como a cangaceira Dadá no filme Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry, ou a ingênua e engraçada Solineuza, do seriado A Diarista. Graças ao seu talento e versatilidade, já foi dirigida por importantes diretores brasileiros e construiu uma carreira diversificada que se confunde, em uma certa medida, com o chamado cinema de retomada. Dira também é mãe dois filhos e aguerrida militante dos Direitos Humanos", narra o Festival de Vitória por meio de comunicado.

Dira aproveitará a passagem pela Ilha para prestigiar o lançamento do Caderno da Homenageada, publicação que traz imagens e uma extensa reportagem sobre a carreira da atriz. (com informações de Lucas Rezende)