MEIO AMBIENTE

Supermercado Prezunic amplia rede de coleta de óleo de cozinha usado

Nove lojas disponibilizam pontos para descarte e destinação adequada do produto

Por JB AMBIENTAL
[email protected]

Publicado em 04/06/2022 às 19:37

Alterado em 04/06/2022 às 19:37

Caixas de coleta estão disponíveis nas unidades Itaoca, Benfica, Engenho Novo, Vista Alegre, Icaraí, Catumbi, Botafogo, Cachambi e Fonseca Foto: divulgação

Descartar de forma adequada o óleo de cozinha usado faz bem à saúde das pessoas e do planeta. Para contribuir com essa atitude, a rede de supermercados Prezunic disponibiliza postos de coleta em nove de suas lojas, permitindo aos seus clientes realizarem a destinação correta do resíduo, que é encaminhado para indústrias que o reutilizam na fabricação de diversos produtos. Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesse domingo, a rede irá distribuir sementes de hortaliças para clientes que comprarem produtos do setor de hortifruti via Delivery.

Para realizar o descarte do óleo de cozinha corretamente, ainda em casa, deve-se colocar o produto usado, já frio, em uma garrafa PET. Em seguida, basta levar o recipiente até uma das unidades do Prezunic participantes e depositá-lo na caixa coletora.

O Prezunic disponibiliza caixas de coleta nas unidades Itaoca, Benfica, Engenho Novo, Vista Alegre, Icaraí, Catumbi, Botafogo, Cachambi e Fonseca. A ação começou em 2021, como projeto piloto, em duas lojas, e está em expansão neste ano para outras unidades da rede.

Segundo especialistas, cada litro de óleo usado despejado de forma incorreta na rede pluvial é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água, quantidade equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos. Além disso, ao ser descartado no ralo da pia, o produto danifica e obstrui encanamentos, além de atrair insetos e outros animais transmissores de diversas doenças.


Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho, o Prezunic irá distribuir sementes para clientes que realizarem compras de produtos do setor de hortifruti via Delivery e quiserem iniciar a plantação de suas próprias hortas em casa. Cada pessoa receberá um pacote contendo um tipo específico de hortaliça, como salsa, couve e beterraba, entre outros.


A Cencosud Brasil

As ações em prol ao meio ambiente e com intuito de reduzir o desperdício são reais na Cencosud Brasil, grupo do qual o Prezunic faz parte, e que inclui as redes Bretas, GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini. Apenas no 1º trimestre deste ano, foram doadas 53 toneladas de alimentos, um aumento de 256% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Com o foco de gerar menos lixo no planeta, a Cencosud incentiva a conscientização dos consumidores na redução do uso de sacolas plásticas, por meio da venda de sacolas retornáveis resistentes e decoradas a preços acessíveis em todas as suas lojas. Apenas no primeiro trimestre, foram vendidas 159 mil unidades.

Além disso, foram recicladas 2.316 toneladas de papel, plástico, alumínio e ferro. Nesse mesmo período, foram reciclados 1.700 quilos de lâmpadas de clientes arrecadadas nos PEVs.

O uso de energia renovável é prioridade. Por isso, 73,4% da força consumida pelas unidades da Cencosud Brasil são provenientes de fontes renováveis. E, hoje, 45% das lâmpadas já são de LED, 97% dos expositores refrigerados são de plugins e 59% possuem fechamento de vidro, que permitem menos troca de calor com o ambiente.

Tags: