ASSINE
search button

Império, Padre Miguel, Renascer e Acadêmicos da Rocinha brilharam na Sapucaí

Escolas da Série A encerraram na madrugada deste domingo o desfile

Compartilhar

As escolas da Série A encerraram o desfile na Marquês de Sapucaí, na madrugada deste domingo (26), prometendo muita disputa pelo título. Império Serrano , Unidos de Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguá e Acadêmicos da Rocinha levantaram o público no Sambódromo.

Acadêmicos da Rocinha

A escola da zona sul do Rio apontou os holofotes da Marquês de Sapucaí para aqueles trabalhadores do carnaval que muitas vezes permanecem anônimos mesmo com o encantamento causado por suas criações. Figurinistas, desenhistas, costureiras, pintores e outros artistas ganhararam destaque na homenagem ao carnavalesco Viriato Ferreira, que fez história no samba e conquistou títulos no carnaval do Rio.

Acadêmicos do Cubango

A agremiação também prestou tributo ao samba com a homenagem a João Nogueira, contando histórias de luta, amor e celebração.

Inocentes de Belford Roxo

Seu enredo resgatou vilões icônicos e queridos do público. O desfile abordou o lado transgressor desses personagens, que muitas vezes roubam a cena com humor.

Império Serrano

O poeta Manoel de Barros foi o grande homenageado. No enredo “Meu quintal é o maior do mundo”, a escola desfilou com muita brasilidade ao retratar a obra do mato-grossense que é considerado um dos maiores autores de poesia do país.

Unidos de Padre Miguel

O poder da cura de Ossain, orixá das ervas medicinais, foi o enredo da escola da zona oeste. Histórias associadas à misteriosa entidade e à devoção foram desenvolvidas pela escola, que cantou que o samba é o remédio da alma.

Renascer de Jacarepaguá

A agremiação uniu João Cândido e Carolina Maria de Jesus em homenagem que destacou a importância das duas figuras históricas para o Brasil e para a população negra brasileira.

A Unidos do Porto da Pedra

Encerrou os desfiles abrindo alas para que as marchinhas invadissem a Marquês de Sapucaí. O bom humor, a crítica política e a importância cultural das marchinhas na cultura carioca foram retratados, e o que não faltou foram referências a versos famosos no carnaval da cidade.

A vencedora da Série A será conhecida no mesmo dia da apuração do Grupo Especial, na Quarta-feira de Cinzas. A escola que somar mais pontos na avaliação dos jurados sobe à “primeira divisão” do carnaval carioca, assim como a de menor pontuação desce para a Série B. As 12 agremiações do grupo especial desfilam amanhã e segunda, também a partir das 22h.