ASSINE
search button

Inédito nascimento de tartarugas marinhas é monitorado pelo Inea

Compartilhar

Mais uma inédita eclosão de ovos da espécie de tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) foi monitorada neste final de semana no Parque Estadual da Ilha Grande, administrado pelo Inea, na Região da Costa Verde. 

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, destacou a inédita reprodução da espécie em praias do litoral da Costa Verde: 

“Fico feliz de ver que o trabalho realizado pela equipe do Inea em parques estaduais está dando frutos positivos para a fauna marinha. Com as medidas de monitoramento e preservação das tartarugas marinhas, elas estão fazendo a desova nas praias de Ilha Grande”, disse o secretário do Ambiente.     

A desova aconteceu no início de janeiro na praia de Lopes Mendes, mobilizando a equipe de técnicos do Inea que trabalham no parque estadual.  A administração entrou em contato com o projeto Promontar, que enviou especialistas e deu apoio na sinalização do local. A espécie Caretta caretta costuma desovar no norte do RJ, no Espírito Santo e também no Nordeste. 

“De 96 ovos desovados, 33 foram eclodidos, o segundo nascimento inédito de tartarugas marinhas em área do Parque”, ressaltou o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do Inea, Paulo Schiavo. 

O Projeto Promontar foi criado, em 2008, a partir de demandas feitas pela população em audiências públicas, parte do processo de licenciamento da Usina Angra 3. A iniciativa tem como objetivo a preservação de tarturagas marinhas que se alimentam e reproduzem no entorno da usina eletronuclear de Angra dos Reis, na Costa Verde. 

Localizado na Baía da Ilha Grande, Angra dos Reis, litoral sul fluminense, o Parque Estadual da Ilha Grande foi criado em 1971. Com a sua ampliação para 12.052 hectares (120,52 km2), em 2007, o parque passou a abranger mais da metade da área da ilha. A Ilha Grande, com 193 km2, é a terceira maior ilha oceânica brasileira e a grande importância dos seus ecossistemas fez com que fosse reconhecida pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 1992.